Dia Nacional do Ouvidor celebra a importância deste profissional

Na cidade de São Paulo são mais de 1.400 técnicos trabalhando na Rede de Ouvidoria SUS para atender as solicitações da população

Nesta quarta-feira, 16 de março, é celebrado o Dia Nacional do Ouvidor, profissional que tem o papel de dar voz às demandas feitas pela população. A data criada, a partir de uma lei aprovada pelo Senado, em 2012 faz referência à fundação da Associação Brasileira de Ouvidores, em 1995.

A ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) é um canal de comunicação que tem por objetivo conectar a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com os cidadãos paulistanos, de forma a construir um padrão de escuta humanizada e reforçar a participação popular.

A Rede de Ouvidoria SUS do município de São Paulo conta com, aproximadamente, 1.438 técnicos envolvidos no registro e encaminhamento das manifestações, na análise dos dados obtidos e na produção de relatórios gerenciais.

Ao longo do tempo, o avanço das tecnologias possibilitou a ampliação de ferramentas disponíveis via internet para que a população tenha acesso aos serviços da Ouvidoria de forma remota, sem necessidade de se deslocar até o Gabinete da SMS.

Para registrar solicitações, reclamações, elogios, sugestões, informações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo a Ouvidoria conta com os seguintes canais:

·     Central SP 156: ligação telefônica gratuita 24h;

·      Formulário WEB (internet): pode ser acesso pelo link; 

·    Pessoalmente: através das Ouvidorias das Supervisões Técnicas de Saúde - STS (10h às 16h) e Ouvidorias dos Hospitais Municipais (8h às 16h).