Supervisão Técnica de Saúde da Sé empossa novos conselheiros regionais

Ao todo, 128 novos representantes, entre usuários, trabalhadores e gestores de unidades da região, atuarão no biênio 2022/2024

Tomaram posse nesta semana os 128 novos integrantes do Conselho Gestor de Saúde das unidades que compõem a rede de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Sé, na região central. Os novos representantes, empossados na última terça-feira (22), atuarão no biênio de 2022/2024.

Os novos conselheiros foram escolhidos em processo eleitoral realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cambuci, Humaitá, Nossa Sra. Do Brasil, Complexo Frederico Alvarenga e República, além de dois Centros de Atenção Psicossocial (adulto e infantojuvenil) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) IST/Aids Henfil - Henrique de Souza Filho.

Foram empossados os representantes titulares e suplentes dos três segmentos elegíveis no processo eleitoral, sendo oito entre usuários, quatro de trabalhadores e mais quatro de gestores das unidades da STS Sé.

A lei municipal 13.325/2002 estabelece que cada STS forme seu Conselho Gestor de Saúde, que consiste em um grupo de representantes que participa da gestão dos equipamentos de saúde, identifica demandas, encaminha sugestões de melhorias para a saúde aos setores responsáveis e encaminha informes a todos os usuários que representa.

Junto à STS, o Conselho ainda colabora com o planejamento das ações de saúde da região e tem o papel de acompanhar e fiscalizar os serviços prestados nos bairros e o controle da execução orçamentária.

De acordo com Paulete Secco Zular, gestora da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, “essa luta é de todos nós para o fortalecimento do SUS na cidade de São Paulo, em prol da melhoria da qualidade de vida da população usuária dos serviços de saúde.”

A programação contou com uma apresentação musical de abertura por Rubem Carvalho, usuário da UBS República. Estiveram presentes o coordenador da Comissão-executiva do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, Leandro Valguer Justino Leite de Oliveira; o assessor de Gestão Participativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fábio Henrique Salles; o coordenador das Comissões de Saúde da Pessoa Idosa, Nadir Francisco do Amaral; o vice-presidente da Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), Lucas Sartori; além de Niltes Aparecida Lopes de Souza, membro da comissão eleitoral.

Na região da CRS Leste, as eleições ocorreram entre novembro de 2021 até fevereiro deste ano. Na CRS Norte, o processo eleitoral foi realizado nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), enquanto nas regiões CRSs Sul, Sueste e Oeste, as votações serão realizadas até o mês de abril.