Alopecia: o que é a condição que causa queda de cabelo?

Saiba os fatores de risco que estão associados ao desenvolvimento da alopecia

A alopecia é uma condição capilar que causa perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo, podendo ser transitório ou definitivo. O distúrbio, que afeta tanto homens quanto mulheres, tem diferentes causas, tipos e graus, mas se manifesta com mais frequência no couro cabeludo.

As causas da alopecia são variadas e podem estar relacionadas à outras doenças, mas alguns fatores podem influenciar no desenvolvimento do distúrbio.

São considerados fatores de risco para a alopecia: hereditariedade, hormônios masculinos, traumas na região, má alimentação (que provoca falta de vitaminas), estresse, oleosidade em excesso relacionada à dermatite seborreica, reação adversa à medicamentos ou tratamentos (como quimioterapia), tratamentos de beleza com produtos químicos que agridem o couro cabeludo, problemas na tireoide e infecções causadas por fungos ou bactérias, como casos de resistência bacteriana.

Tipos de alopecia

Ao todo, são seis principais tipos de alopecia. Confira:

1. Alopecia androgenética

É o tipo mais comum de queda de cabelo. É genético e pode começar na adolescência, mas fica mais aparente entre os 40 e 50 anos. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo fica mais aberto.

2. Alopecia areata

Esse tipo de alopecia é considerado uma doença autoimune; que ocorre quando o sistema imunológico ataca o próprio corpo. As células ao redor do folículo capilar o atacam e impedem a produção de novos fios. A condição é mais comum em pessoas jovens, principalmente com menos de 20 anos.

3. Alopecia por tração

Esse tipo do distúrbio é provocado por penteados que forçam a raiz do cabelo, como tranças e rabos de cabelo muito apertados, podendo causar dano irreversível ao folículo danificado.

4. Eflúvio telógeno

Nesses casos, a alopecia geralmente é provocada por um evento ou condição médica, como desequilíbrio da tireoide, parto, cirurgia ou febre. Pacientes com eflúvio telógeno podem ter uma queda de até 500 fios de cabelo por dia.

5. Alopecia cicatricial

É um tipo mais raro de queda capilar. Nesses casos, inflamações causam danos aos folículos capilares e, no lugar, há crescimento de tecido cicatrial, impedindo a produção de novos fios no couro cabeludo. Alguns pacientes com alopecia cicatricial podem desenvolver também lesões vermelhas ou brancas no couro cabeludo, além de inchaço e coceira.

6. Alopecia frontal fibrosante

Esse tipo de alopecia, que atinge principalmente mulheres no período pós-menopausa, se manifesta em um padrão de recuo da linha do cabelo. Nesses casos, as sobrancelhas e axilas também podem sofrer perda de pelos.

Atendimento médico na capital

Normalmente, a perda de cabelo causada por alopecia é assintomática, mas alguns pacientes podem sofrer também com coceira ou queimação antes do aparecimento das falhas.

Para receber o tratamento adequado, é fundamental investigar os sintomas e classificar o tipo de alopecia o quanto antes, além de verificar se existem outras doenças que podem estar causando a queda de cabelo.

Em caso de suspeita, o paciente deve solicitar uma consulta com um médico dermatologista ou tricologista, especialista na saúde do cabelo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os endereços das unidades podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.