Prefeitura entrega UBS Pastoral em novas instalações e totalmente revitalizada

Novo prédio dispõe de melhor infraestrutura e maior número de salas e consultórios

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta terça-feira (29) as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pastoral, na zona leste da capital. O equipamento, que ficava na rua Boleadeiras, 127, ganhou uma nova sede na rua Nova Resende, 199, em Sapopemba.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o investimento em obras de melhorias na saúde na capital. “Estamos entregando uma quantidade enorme de equipamentos de saúde. Em 2017, havia só três UPAs na cidade. Estamos com 22 e vamos fazer mais 15. Nos próximos dias, vamos iniciar a obra da UPA Sapopemba e também entregar novas UBSs. Além dessas novas unidades, nós estamos investindo também na melhoria dos ambientes e dos espaços físicos das já existentes.”

A UBS Pastoral contará com 46 profissionais e será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O fluxo de atendimento é estimado em 1.082 consultas mensais, 3.200 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, 750 procedimentos odontológicos, 216 consultas odontológicas e 468 consultas de enfermagem.

A nova sede terá o total de consultórios ampliado de quatro para seis e mais nove salas, passando de 18 para 29. Foram destinados R$ 660 mil para as adequações no novo prédio e o custeio mensal da UBS é de R$ 332 mil. “Para se ter uma ideia, em dois meses de funcionamento da UBS teremos ultrapassado o valor que foi investido para ter esse equipamento”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A unidade dispõe de três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de saúde bucal. A população ainda conta com os programas automonitoramento glicêmico, oxigenoterapia domiciliar, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), Mãe Paulistana, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), além do Núcleo de Prevenção à Violência e de grupos terapêuticos, entre outros serviços. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para a conselheira municipal de Saúde Severina de Lima Oliveira, a entrega da UBS Pastoral é motivo de muita alegria. “Há anos lutamos por uma unidade dessas na região. Hoje estou deslumbrada com as instalações entregues à população”, afirmou.