Saúde da capital promove ação integrada no parque Jardim da Luz

Evento marcou o retorno das atividades coletivas e comemorou os 16 anos da Política Nacional de Promoção à Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde - UBSs Bom Retiro e Santa Cecília, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, promoveram nesta quarta-feira (30) um encontro com os munícipes da região central, entre eles, os usuários das UBSs, no Parque Jardim da Luz. A ação marcou o retorno das atividades coletivas promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na região central, e comemorou os 16 anos da Política Nacional de Promoção à Saúde, aprovada por meio da portaria nº 687 de 30 de março de 2006. 

A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da UBS Bom Retiro em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), da UBS Santa Cecília, que, juntos, desenvolveram o Projeto Ambientes Saudáveis no Sistema Único de Saúde (Passus). O objetivo é estimular a população a utilizar os espaços públicos em prol da promoção à saúde e qualidade de vida.  
 
O educador físico Denny Tavares explicou que, quando falamos sobre promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, é extremamente importante sairmos do consultório para entrarmos em contato com as pessoas do bairro. “Assim conseguimos derrubar esse muro invisível que as pessoas acreditam que existe entre elas e os profissionais de saúde”, explica Denny. 
 
A colombiana Andrea Alejandrina Guzman de Medina, 53 anos, participa dos grupos de caminhada promovidos pelo Nasf e revelou que, para ela, essas integrações fazem muito bem para sua saúde física e emocional e a ajudam a tocar o dia a dia. 
 
Elza de Santana, gestora regional do Pavs Centro, esclareceu que essas “ações integradas e educativas sensibilizam a população por meio da informação e estimula a mudança de hábito, o que é muito positivo.” O intuito é expandir o conceito para outros territórios da cidade de São Paulo para que cada um deles identifique suas próprias necessidades e potencialidades. 
 
O evento contou o apoio de equipes da Estratégia Saúde da Família e uma ampla programação com alongamento, Lian Gong, vôlei adaptado, oficina de contação de histórias, orientação nutricional, oficina de aproveitamento têxtil e orientações sobre o uso consciente de água e sobre como evitar a proliferação de animais sinantrópicos como aranha, escorpião, barata, rato, mosquito e caramujo.
 
Clique aqui e veja as fotos do evento.