Prefeitura oferece atendimento para pessoas com transtorno do espectro autista na rede municipal

Neste sábado (2) é celebrado o Dia Municipal do Autista; ações de cuidado integral são realizadas durante todo o ano nas unidades de saúde da capital

O dia 2 de abril, conhecido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste ano, passa a ser também o Dia Municipal do Autista. A data passa a fazer parte do calendário municipal de eventos, a partir da aprovação da lei municipal 17.761, no último dia 23 de março.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em alusão à data, reforça que as ações de integralidade do cuidado da pessoa com o transtorno do espectro do autismo (TEA) são realizadas durante todo o ano na rede municipal de saúde de São Paulo.

O diagnóstico e o atendimento multiprofissional para pessoas com TEA ocorrem nos diversos serviços da rede, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) –que são a porta de entrada para o diagnóstico e acompanhamento–, nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), podendo se estender aos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) e aos Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), entre outros.

Por ser um trabalho em rede, a SMS recomenda um projeto terapêutico singular (PTS), elaborado no território para a pessoa com TEA e seus familiares, com ações intersetoriais.

O trabalho multidisciplinar das UBSs, Caps e CERs considera as especificidades de cada paciente e equipamento de saúde e envolve profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, médicos psiquiatras e médicos neurologistas.

O TEA é caracterizado por um conjunto de manifestações que começam na infância, durante o período do neurodesenvolvimento, representadas por comprometimentos na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses.

A SMS orienta que caso os pais desconfiem do transtorno, procurem a UBS mais próxima de sua residência para início do acompanhamento. A população pode consultar a unidade mais próxima por meio da página Busca Saúde.