Dia Mundial da Saúde celebra a importância da qualidade de vida

Confira 3 ações da SMS que promovem o bem-estar físico e mental para a população da capital

Nesta quinta-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, a data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade.

Vale destacar que diversos serviços são oferecidos na rede municipal de saúde, a fim de prevenir e tratar doenças, além de também promover a qualidade de vida. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), por exemplo, são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

SMS promove série de atividades voltadas à qualidade de vida

Até o dia 26 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância de introduzir hábitos saudáveis nas rotinas. Equipes multiprofissionais formadas por médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos, participam das atividades que vão desde alongamento, caminhada, dicas e orientações para alimentação saudável à busca ativa de hipertensos.

As práticas ocorrem nas UBSs, praças, parques e ruas do entorno. Mais informações podem ser encontradas clicando no link do título.

Evento no parque Jardim da Luz contou com ampla programação para saúde dos munícipes

Na última quarta-feira de março (30), o parque Jardim da Luz foi palco de um encontro promovido pelas UBSs Bom Retiro e Santa Cecília, da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro, para estimular a população a utilizar os espaços públicos em prol da promoção à saúde.

O evento contou o apoio de equipes da Estratégia Saúde da Família e uma ampla programação com alongamento, Lian Gong, vôlei adaptado, oficina de contação de histórias, orientação nutricional, oficina de aproveitamento têxtil e instruções sobre o uso consciente de água e sobre como evitar a proliferação de animais sinantrópicos como aranha, escorpião, barata, rato, mosquito e caramujo.

Projeto Recorda SP valoriza a pessoa idosa e promove o envelhecimento ativo na capital 

O projeto Recorda SP foi criado com o intuito de humanizar as histórias e vivências da população idosa de São Paulo, buscando estimular o resgate da memória e promover o envelhecimento ativo na cidade. Para isso, coleta relatos e memórias de pessoas com mais de 60 anos de idade por meio de um formulário virtual (Google Forms).

Ao fim da iniciativa será realizada uma curadoria entre os relatos, personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas.