Top 5 da Saúde: confira os destaques desta semana

30 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 e entrega da AMA-E na zona leste são alguns destaques da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 4 e 8 de março para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Visitação ao Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos é retomada na última segunda-feira (4)

A partir desta segunda-feira (4), o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), volta a receber pessoas interessadas na adoção de animais. A visitação, que estava suspensa desde 2020 em razão da pandemia de Covid-19, pode ser feita sem a necessidade de agendamento prévio. Estão disponíveis para adoção mais de 280 animais, de diferentes portes, cores e pelagens.

2. Capital ultrapassou 30 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

A cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 30 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, na última terça-feira (5). A campanha segue com a aplicação de primeira dose, segunda dose, primeira dose adicional e segunda dose adicional. A vacinação está disponível para todos os munícipes acima de 5 anos de idade.

3. Saúde da capital dá início às obras de UPA e entrega nova AMA-E na zona leste

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Helena e entregou o novo equipamento da Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades (AMA-E) Itaquera. Ambos estão localizados na zona leste. A UPA Jardim Helena, que ficará na avenida Kumaki Aoki, 785, em São Miguel, terá capacidade para realizar aproximadamente 10 mil atendimentos por mês.

4. Saúde responde cinco dúvidas sobre a vacinação contra a gripe

Receber a vacina contra o vírus influenza é fundamental para prevenir casos de gripe, além de facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias. A campanha segue até 3 de junho. Por enquanto, podem receber a vacina apenas os idosos com mais de 60 anos de idade e os profissionais de saúde. As principais dúvidas da população sobre essa imunização foram respondidas nesta matéria.

5. SMS realiza plenárias para escolher representantes do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

Neste sábado, 9 de abril, das 9h às 13h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove plenárias para a escolha dos representantes do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMSSP). A votação será realizada para o segmento usuários e trabalhadores dos serviços de saúde para o biênio 2022/2023. Já os representantes do segmento gestor/prestador de serviço de saúde serão indicados pelo poder público, não havendo necessidade de plenárias.