Entenda o que é afasia, condição que causa um distúrbio de linguagem

Transtorno é causado por um dano cerebral; veja os sintomas

Caracterizada pela dificuldade de comunicação, a afasia é uma condição que ocorre após um dano cerebral. Trata-se de uma alteração que afeta algumas funções do indivíduo essenciais no dia a dia, como a capacidade de falar, escrever, ler e compreender.

A enfermidade é geralmente causada por um acidente vascular cerebral (AVC), que acomete o lado esquerdo do cérebro, onde está localizada a função da linguagem, mas também pode decorrer de traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência. O tamanho da lesão cerebral e o tipo da doença de base determinam o grau de dificuldade da linguagem provocada pela afasia.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é o AVC, como identificar e se proteger

Sintomas e tratamento
O paciente com afasia pode apresentar dificuldades para se comunicar por meio da fala, podendo omitir algumas palavras ou até mesmo esquecê-las e trocá-las por outras semelhantes, apresentar repetição persistente de palavras, discurso confuso e dificuldade de compreensão. A escrita e a leitura também podem ficar comprometidas.

Ao identificar os sintomas, é necessário procurar ajuda profissional para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento.

O médico neurologista e o fonoaudiólogo têm papel fundamental no diagnóstico, sendo o fonoaudiólogo o profissional capacitado para a reabilitação dos distúrbios da comunicação e linguagem. A equipe multidisciplinar, formada por outros profissionais, também poderá ajudar na recuperação conforme a necessidade de cada paciente.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada do Sistema Única de Saúde (SUS). Para encontrar a unidade mais próxima de sua residência, consulte a plataforma Busca Saúde.