Prefeitura leva Centro de Testagem e Aconselhamento à zona norte da capital neste sábado (16)

Unidade itinerante oferece atendimento especializado na Praça Sete Jovens, no Jardim Elisa Maria

A unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, funcionará neste sábado (16), das 16h às 21h, na Praça Sete Jovens, localizada na rua Expedito Armando Cardoso de Mello, no Jardim Elisa Maria, zona norte da capital, oferecendo testagem rápida para HIV, hepatites B e C, teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo, entre outros serviços.

O objetivo desta unidade é realizar o acolhimento, aconselhamento e orientações voltadas ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Quem for até a unidade móvel poderá também realizar exames para clamídia e gonorreia, iniciar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e retirar a primeira terapia antirretroviral (TARV), em caso de testagem positiva para o HIV. Nesses casos, a equipe irá passar orientações e realizar exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.

Números

Neste início de 2022, até março, mais de 7 mil Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP) foram iniciadas na cidade de São Paulo, números que apresentam crescimento, desde que começaram a ser disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista.

O ano de 2021 registrou um aumento no número de profilaxias de prevenção ao HIV (Vírus da Imonudeficiência Humana, em português). As PrEPs tiveram um aumento de 461,8% desde 2018 e a PEP um crescimento de 164,5%, em comparação a 2017.

Essas profilaxias são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital desde 2018 e 2017, respectivamente, por meio da Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Ao todo, foram realizadas 7.467 PrEPs em 2021 e 1.329 em 2018. Nos outros anos, foram 4.700 PrEPs em 2020 e 3.056 em 2019. Sobre as PEPs, foram 18.613 em 2021 e 7.035 em 2017. Nos outros anos, foram realizadas 15.434 em 2020, 14.372 em 2019 e 8.265 em 2018.

As profilaxias são métodos de prevenção à infecção pelo HIV, causador da Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Com a PrEP, é possível prevenir a infecção pelo HIV tomando um comprimido antirretroviral por dia. Já a PEP é uma prevenção de urgência, utilizada após situação de risco à infecção pelo vírus.

Em 2021, a SMS iniciou a PrEP na Rua, ação extramuros que tem o objetivo de remover barreiras e simplificar o acesso ao SUS para as populações mais vulneráveis ao HIV. A PrEP na Rua já realizou 15 ações, nas quais, além da entrega da profilaxia, foram distribuídos autotestes, preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Também teve destaque, no ano passado, a inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, o CTA da Cidade que, além das PrEPs e PEPs, oferece todos os serviços de uma unidade fixa, incluindo testes rápidos para outras infecções sexualmente transmissíveis, mas em dias e horários alternativos.

Para Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da SMS, o número expressivo de profilaxias realizadas é resultado do trabalho da área. “A PrEP e a PEP são maneiras muito eficazes de prevenção ao HIV, que estão disponíveis gratuitamente pelo SUS. A coordenadoria toma como obrigação fazer com que essas profilaxias estejam disponíveis para quem precisa. Por isso, aqui na cidade de São Paulo, estamos sempre ampliando o número de locais em que essa forma de prevenção está ao alcance de todos”, destacou.

A PrEP é disponibilizada nas 27 unidades da RME em IST/Aids, que é composta pelos CTAs e pelos Serviços de Atenção Especializada (SAEs), e em 28 unidades da Rede Sampa Trans, que são serviços de referência de saúde integral para pessoas transexuais e travestis dentro de unidades municipais de saúde.

Já a PEP, além dos locais citados acima, pode ser encontrada em mais 37 unidades da Rede de Urgência e Emergência, composta por Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), prontos-socorros e hospitais municipais, somando assim mais de 90 pontos de disponibilização.

A lista das unidades da Rede Sampa Trans pode ser encontrada neste link.

A lista com os endereços dos CTAs e SAEs da cidade pode ser vista clicando aqui.