Conheça o Voluntários da Saúde, programa do SUS da cidade de São Paulo

Para se inscrever, a pessoa precisa ser maior de 18 anos; saiba como ser um voluntário

O programa Voluntários da Saúde está com inscrições abertas para os cidadãos interessados, após ficar dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19. O voluntário é um ator social que atua como agente de transformação, doando seu tempo, talentos e conhecimentos em benefício do próximo.

Coordenado pela Divisão de Desenvolvimento de Carreiras e Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Educação em Saúde da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), o programa registrou, desde a implantação do Sistema de Voluntariado (Sisvol), de 2006 até março de 2020, 2.559 agentes de transformação.

Vale destacar que o serviço voluntário é uma atividade não remunerada, realizada de forma espontânea por pessoa física com o intuito de promover o bem-estar coletivo.

Como ser um voluntário
Para se voluntariar, o candidato deve escolher em que área de atuação e unidade da rede municipal de saúde da capital tem interesse em realizar a ação voluntária, entrar em contato com os interlocutores responsáveis e apresentar a atividade que gostaria de desenvolver. Há diversas áreas que a pessoa pode atuar como voluntário, por exemplo, acolhimento e inclusão, arte e cultura, bem-estar animal, empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade, entre outras.

É preciso informar se a atividade está vinculada a um projeto ou organização não governamental (ONG) e, nesses casos, informar os dados do responsável pela ação que será desenvolvida. Os dias e horários de atuação não devem ultrapassar quatro horas diárias e doze horas semanais.

Além de ter conhecimento, habilidade e comprometimento para desempenhar as atividades que se propôs a realizar, a pessoa precisa ser maior de 18 anos para se inscrever no programa.

Acesse o formulário de inscrição e contato dos responsáveis em cada coordenadoria no Portal Cogep - Voluntariado.