Top 5 da Saúde: Confira os destaques da semana no SUS da capital

Vacinação no feriado de Tiradentes. Camisinha na Folia distribui preservativos gratuitos no Sambódromo. Capital inicia censo nacional de saúde bucal. E outros destaques nesta edição de sexta-feira, 22 de abril de 2022.

Termine a semana informado de tudo o que aconteceu na saúde da capital, as cinco matérias a seguir são uma seleção das notícias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entre os dias 18 e 22 de abril. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Camisinha na Folia disponibilizará preservativos gratuitos no Sambódromo 
A campanha Camisinha na Folia, idealizada pela Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), volta às ações, após dois anos de pandemia pela Covid-19, no camarote da Prefeitura no Sambódromo do Anhembi, durante os desfiles das escolas do grupo especial do Carnaval 2022. Na 20ª edição da campanha, 30 mil insumos de prevenção serão distribuídos durante os quatro dias de evento, entre 21 e 24 de abril.

2. Feriado de Tiradentes terá vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite
Em razão do feriado de Tiradentes, a SMS informa que algum dos seus equipamentos terão funcionamento especial de quinta-feira (21) até domingo (24). As campanhas de vacinação seguirão normalmente nos quatro dias. Clique no link e saiba mais.

3. Confira 5 dicas da SMS para pular o carnaval com saúde 
Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, na capital, ocorrem neste final de semana, seguindo todos os protocolos sanitários e diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Para que a população aproveite esse evento com segurança e saúde, a SMS separou cinco dicas.

4. Capital iniciou trabalho de campo em censo nacional de saúde bucal
A SMS iniciou na última terça-feira (19) a primeira etapa do SB Brasil 2020, mapeamento epidemiológico que avalia as condições bucais da população brasileira. As informações coletadas definirão novas diretrizes para as políticas públicas e a consequente reorganização do modelo de atenção odontológico, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

5. Saiba como identificar e prevenir o inchaço provocado pela retenção de líquido
Caracterizada por um inchaço incomum, mais frequentemente nos pés, pernas, pálpebras, rosto e abdômen, a retenção de líquido ocorre quando o organismo acumula líquidos nos tecidos. Uma forma de notar a retenção é apertar a região inchada e verificar se a marca dos dedos fica visível e a parte pressionada, esbranquiçada.