Confira 5 dicas da SMS para pular o carnaval com saúde

O uso de preservativo e se vacinar contra a Covid-19 são algumas das recomendações para aproveitar os desfiles das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, na capital, ocorrem neste fim de semana, seguindo todos os protocolos sanitários e diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Para que a população aproveite esse evento com segurança e saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) separou cinco dicas.

LEIA TAMBÉM: Saúde da capital define os protocolos sanitários para os desfiles de Carnaval 2022

1. Use camisinha
O preservativo é o método mais eficaz para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV e a sífilis, além de evitar a gravidez não planejada.

Durante os dias de desfiles do Carnaval 2022, a Coordenadoria de IST/Aids, da SMS, terá uma ação da campanha Camisinha na Folia, na qual preservativos gratuitos serão distribuídos no camarote da Prefeitura no Sambódromo do Anhembi.

LEIA MAIS: Camisinha na Folia disponibilizará preservativos gratuitos no Sambódromo 

Os preservativos também estão disponíveis para serem retirados gratuitamente em todas as unidades municipais de saúde da capital paulista, nos terminais de ônibus municipais, nas estações das Linhas 4 - Amarela e 5 - Lilás do Metrô, nas estações Jabaquara e Tucuruvi (Linha 1 - Azul), Consolação, Paraíso e Tamanduateí (Linha 2 - Verde), Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República (Linha 3 - Vermelha), Sapopemba e São Mateus (Linha 15 - Prata) além de quatro estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases (Linha 11 - Coral), São Miguel Paulista, Engenheiro Goulart e Jardim Helena – Vila Mara (Linha 12 - Safira).

2. Se vacine contra a Covid-19
A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em toda a população acima de cinco anos de idade. Estão disponíveis a primeira dose (D1), segunda dose (D2), primeira dose adicional (DA1) e segunda dose adicional (DA2).

A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, megapostos e drive-thrus da capital.

3. Use máscara no transporte público
O uso de máscara não é mais obrigatório na capital, exceto em serviços de saúde, transporte público, como ônibus, trens e metrô, além dos locais de embarque e desembarque. Portanto, se for pegar algum desses meios de locomoção para curtir o feriado, não deixe de usar máscara cobrindo nariz e boca.

4. Beba água
Se hidratar é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Não espere sentir sede para beber água, uma vez que isso é um sinal de começo de desidratação.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia de acordo com alguns fatores, como peso corporal e temperatura do dia. Porém o indicado é ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia.

5. Baixe o passaporte da vacina
Na cidade de São Paulo, estabelecimentos já solicitam a apresentação do passaporte da vacina para liberar a entrada das pessoas. O documento digital está disponível no aplicativo e-saúdeSP, do programa Avança Saúde. Confira o passo a passo:
1) Acesse a loja de compras do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP;
2) Baixe o aplicativo, aceite os termos de uso e faça um cadastro com o número de seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e crie uma senha;
3) Após login, é possível acessar o “Passaporte da Vacina”, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.