Top 5 da Saúde: Confira os destaques da semana no SUS da capital

Início da construção da UPA Vila Maria Baixa. SUS da capital disponibiliza acupuntura para os usuários da rede. Novos grupos de vacinação estão elegíveis para receber a vacina da gripe. E outros destaques nesta edição de sexta-feira, 13 de maio de 2022.

Termine a semana informado de tudo o que aconteceu na saúde da capital, as cinco matérias a seguir são uma seleção das notícias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entre os dias 9 e 13 de maio. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde inicia construção da UPA Vila Maria Baixa na zona norte da capital
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinou, em evento realizado na última nesta quarta-feira (11), a ordem de serviço que dá início às obras de melhorias e adequações do prédio em que atualmente funciona o Pronto-Socorro Municipal Vila Maria Baixa. O local será transformado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Maria Baixa.

2. SUS da capital disponibiliza acupuntura para tratamento de dores físicas e emocionais
Conhecida e utilizada mundialmente, a acupuntura é um recurso terapêutico que promove a inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, locais escolhidos para prevenir e tratar doenças. A prática é indicada para diversos casos, como processos inflamatórios, doenças respiratórias, neurológicas, sintomas emocionais e até psicológicos; trata tanto a dor física quanto a dor emocional, buscando o equilíbrio dos pacientes e promovendo uma melhor qualidade de vida.

3. Vacinação contra a gripe: confira quem pode receber o imunizante na cidade de São Paulo
Neste ano, a campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, foi iniciada no dia 27 de março na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de vacinar-se anualmente, uma vez que é a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença.

Atualmente, o imunizante contra a gripe está disponível para:

• Grávidas e puérperas
• Idosos maiores de 60 anos de idade;
• Trabalhadores da saúde;
• Crianças acima de seis meses e menores de cinco anos;
• Povos Indígenas;
• Profissionais da educação das escolas públicas e privadas
• Pessoas com deficiência;
• Pessoas com comorbidades.

4. Dia Mundial do Lúpus: conheça o tratamento oferecido pelo SUS da capital
Nesta última terça-feira, 10 de maio, foi celebrado o Dia Mundial do Lúpus, a data foi instituída em 2004 por organizações em todo o mundo com o intuito de aumentar a conscientização e educar a população sobre os sintomas e os efeitos do lúpus na saúde.

5. SMS realiza medidas de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo tem intensificado o combate ao mosquito Aedes aegypt devido à sazonalidade da dengue, uma vez que a doença tem maior incidência no período do ano onde as condições climáticas, em razão das chuvas e do calor, favorecem naturalmente a proliferação do vetor.