Saúde responde dúvidas frequentes sobre vacinação

Grupos elegíveis, documentação, intervalo entre as doses e outras questões dos munícipes foram esclarecidas pela SMS

As vacinas desempenham um papel essencial na defesa e proteção do organismo, pois estimulam o sistema de defesa a produzir anticorpos contra vírus e bactérias. Elas são responsáveis por evitar cerca de 3 milhões de mortes por doenças preveníveis a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, estão ativas na capital paulista as campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. E para sanar as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) responde nove perguntas a seguir:

1. Quem pode tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas nascidas a partir de 1960 e trabalhadores da saúde.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. O contágio ocorre através de secreções respiratórias, expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.

Os imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

2. É possível tomar a vacina do sarampo no mesmo dia de outras vacinas?

As crianças de 6 meses a 5 anos podem tomar a vacina contra o sarampo com qualquer ou nenhum intervalo entre as demais vacinas do calendário, inclusive contra gripe. As pessoas com mais de 12 anos também podem tomar as vacinas simultaneamente, incluindo contra gripe e contra Covid-19.

Já no caso das crianças de 5 a 11 anos, é necessário priorizar a vacina contra a Covid-19 e, após um intervalo de 15 dias, receber o imunizante contra o sarampo.

3. E a vacina contra Covid-19, pode ser tomada no mesmo dia que outras?

As vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, em toda a população a partir de 12 anos de idade. As crianças de 5 a 11 anos de idade devem aguardar um período de 15 dias entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do calendário, incluindo a vacina influenza.

4. Quais são os documentos que pessoas com comorbidades devem apresentar para tomar a vacina contra gripe?

Se a pessoa tiver alguma das comorbidades descritas no instrutivo 3 disponibilizado na página Vacina Sampa, deve apresentar as seguintes documentações:

• Documento de Identificação;
• Comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica) contendo o CRM do médico (com data de emissão máxima de três anos);
• Carteira de Vacinação;
• Cartão do SUS.

5. Tive gripe ou sintomas gripais recentemente, posso tomar a vacina contra gripe?

Se a pessoa estiver com sintomas gripais, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, para que não se confundam reações da vacina e manifestações da doença.

6. A terceira dose contra Covid-19 foi liberada para adolescentes?

A terceira dose ou dose de reforço já está liberada para os adolescentes de 12 a 17 anos, desde que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses.

7. A vacina contra a meningite está sendo aplicada em crianças a partir dos 11 anos?

A vacina meningocócica ACWY está disponível gratuitamente nos postos da rede municipal para adolescentes de 11 e 12 anos, 11 meses e 29 dias.

8. Qualquer vacina atrasada pode ser regularizada na UBS?

Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, pode regularizar essa situação na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região.

9. Quais vacinas os bebês recém-nascidos devem tomar?

O recém-nascido deve receber, nas primeiras horas de vida, a vacina contra a hepatite B e a vacina contra a tuberculose (BCG). As demais devem ser administradas de acordo com o Calendário Nacional de Imunizações.