Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Nova recomendação da Secretaria Municipal da Saúde para o uso de máscaras, Junho Vermelho e outros destaques nesta edição de sexta-feira, 3 de junho de 2022

 1. Prefeitura recomenda uso de máscara em ambientes fechados

A Prefeitura de São Paulo, após reunião realizada nesta quarta-feira (1º), entre técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para avaliação dos índices epidemiológicos das últimas semanas, volta a recomendar o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados e unidades escolares, seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo. A decisão leva em conta o aumento na positividade dos testes rápidos antígenos (TRAs) para Covid-19. Na semana epidemiológica 17 (24 a 30 de abril), a taxa de positividade foi de 4%, enquanto em 30 de maio a positividade foi de 18%.

2. Junho Vermelho conscientiza para a importância da doação de sangue

Realizada anualmente no Brasil desde 2015, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo reforçar a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas. Quando os estoques de sangue ficam em níveis críticos, o atendimento aos pacientes que precisam realizar cirurgias ou transfusões de sangue, seja por acidente ou tratamento de alguma doença, fica comprometido. Por isso, é de extrema importância que cada vez mais pessoas façam doações de sangue regularmente.

3. São Paulo oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar, o Programa Cessação de Tabagismo, promovido pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo. Na rede municipal de saúde, esse atendimento é feito regularmente pela Coordenadoria de Atenção Primária, que está preparada para realizar o acolhimento e o acompanhamento da cessação do tabagismo. Desde o seu lançamento, em 2016, o programa já atendeu 9.250 usuários na capital.

4. Teste do pezinho: quando é feito e por que é tão importante

O teste do pezinho é um exame feito no recém-nascido a partir da coleta do sangue do calcanhar, capaz de descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade. A triagem neonatal, nome técnico do teste do pezinho, deve ser realizada preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, uma vez que diversas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem causar sérias complicações à saúde do recém-nascido. Desde dezembro de 2020, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliou a triagem neonatal, passando de seis para 50 doenças diagnosticadas.

5. Saúde responde dúvidas frequentes sobre vacinação

Atualmente, estão ativas na capital paulista as campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. E para sanar as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) responde nove perguntas da população. Clique no título e confira.