Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ações da rede municipal para combater violência contra os idosos, orientações sobre como doar sangue, atendimentos odontológicos nas UBSs e outros destaques nesta edição de sexta-feira, 17 de junho de 2022

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 13 e 17 de junho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Rede municipal possui Núcleo de Prevenção à Violência

Com fatores como o aumento da longevidade e a queda nas taxas de natalidade, a população brasileira envelhece. Em São Paulo, os moradores com mais de 60 anos já são estimados em cerca de 1,8 milhão (15% do total), que possuem necessidades específicas em mobilidade, acessibilidade, lazer, saúde. A prevenção à violência contra o idoso é outro tema importante, contemplado neste dia 15 de junho. A data foi instituída, em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos. O objetivo é dar visibilidade ao tema, conscientizar, prevenir e combater o desrespeito aos direitos da pessoa idosa.

2. UBSs oferecem mais de 600 mil atendimentos odontológicos de janeiro a maio

A atenção à saúde bucal inclui uma disciplina que vai além da escovação diária dos dentes, uso de fio dental e enxaguante. Por isso, diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece, em 367 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento a munícipes que desejam iniciar o tratamento odontológico, inclusive com a confecção de prótese dentária e outros serviços.

3. Onde e como doar sangue na cidade de São Paulo

O processo inteiro de doação de sangue dura menos de uma hora, retira no máximo 450ml deste tecido líquido vital e pode salvar até quatro vidas. Vale lembrar da importância deste gesto no Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06). Sem estoques adequados de sangue, os hospitais lidam com dificuldades para atender pacientes vítimas de acidentes, traumas e com doenças como câncer, ou hemorragias, que necessitam de reposição e, em alguns casos, até transfusão.

4. Saúde municipal promove ações para a Semana do Orgulho LGBT+

O mês de junho chegou e, com ele, a Semana do Orgulho LGBT+ deste ano. A Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), realizará ações de testagem rápida, tratamento e distribuição de insumos de prevenção, durante os eventos. No domingo (19), a ação ocorre durante a 26ª Parada do Orgulho LGBT+. A coordenadoria contará com três tendas instaladas ao longo do evento, com materiais educativos e insumos de prevenção, além de contar com agentes de prevenção que farão a distribuição dos itens por toda a avenida Paulista.

5. Ar seco e poluição, perigos para a saúde no outono-inverno

Poluição do ar e clima seco, duas características de São Paulo, especialmente no outono e inverno, são uma combinação perigosa para a saúde, em especial de grupos mais vulneráveis, como crianças com doenças respiratórios e idosos com problemas cardíacos. Entre os problemas mais comuns registrados nesta época do ano estão o ressecamento das mucosas do nariz e da garganta, nariz entupido ou com sangramento, rinite, crises de asma, piora das doenças respiratórias pré-existentes, ressecamento da pele, irritação dos olhos, com vermelhidão, ardência e aumento das conjuntivites alérgicas.