Hidradenite supurativa: conheça a doença inflamatória que acomete algumas regiões da pele

Dor intensa, inflamação e o surgimento de secreções são alguns sintomas da doença

A hidradenite supurativa é uma doença de pele causada por fatores inflamatórios e genéticos, entre eles a alteração hormonal, hipertensão, dislipidemias, obesidade, tabagismo, diabetes, atrito mecânico e o uso de alguns medicamentos como lítio, contraceptivos e isotretinoína.

A doença surge com mais frequência em mulheres e após a puberdade. Os principais sintomas da HS são nódulos que desencadeiam inflamação, infecção, vermelhidão, dor intensa e constante, excesso de transpiração e formação de canais de onde saem secreções.

Áreas afetadas e riscos

A hidradenite pode afetar ambos os sexos, no entanto, é três vezes mais frequente em mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na maioria dos casos, a doença se manifesta na faixa etária entre os 20 e 30 anos, mas também pode iniciar na adolescência.

A doença pode acometer as seguintes áreas da pele:

• axilas;
• região das mamas;
• região genital;
• região glútea;
• virilha.

Tratamento

Embora não tenha cura, a hidradenite supurativa pode ser controlada. O tratamento varia conforme a gravidade de cada caso. Geralmente é recomendado o uso de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

Se houver suspeita e o surgimento de sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), que são as portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
A relação de todas as unidades de saúde da capital está disponível no Busca Saúde.