CTA da Cidade chega a mil pessoas atendidas

Entre os serviços prestados pela unidade itinerante de Centro de Testagem e Aconselhamento estão a realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C

O ônibus do CTA da Cidade chegou à marca de mais de mil pessoas atendidas nas várias regiões da cidade. A unidade itinerante de Centro de Testagem e Aconselhamento percorre, desde o final do ano passado, pontos estratégicos de São Paulo para levar saúde e prevenção para populações mais vulneráveis ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Unesco, o CTA itinerante tem como objetivos facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nestas áreas e diminuir ainda mais o número de novos casos de ISTs no município.

LEIA TAMBÉM: Pelo quarto ano seguido, capital registra queda em casos de HIV

O CTA da Cidade oferece todos os serviços existentes nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME). Com uma estrutura robusta, a unidade móvel conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

São oferecidos também exames para clamídia e gonorreia, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) e entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, a equipe passa orientações e realiza exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de, caso necessário, encaminhamentos aos serviços da RME em IST/Aids para seguimento ambulatorial.

Veja a seguir alguns números do CTA da cidade:

- Mais de quatro mil testes rápidos realizados (HIV, Sífilis, hepatite B, hepatite C);
- 270 profilaxias pré-exposição (PrEP);
- 25 profilaxias pós-exposição (PEP);
- 110 coletas para clamídia e gonorreia;
- Distribuição de mais de 900 autotestes para HIV, 75 mil preservativos externos, quatro mil preservativos internos, 15 mil sachês de gel lubrificante e 900 tubos de gel lubrificante.

Desde 28 de novembro, quando foi inaugurado, o CTA da Cidade já passou por bairros como Grajaú, Planalto Paulista, Tremembé, Brasilândia, Itaquera, Jardim Myrna, Jardim Elisa Maria, Jardim Imperador, Cidade Ipava e Vila Formosa, além de locais no centro da cidade.

Veja aqui os serviços da Rede Municipal Especializada em ISTs/Aids