Prefeitura entrega novo equipamento de saúde mental na região central

Caps AD Armênia, com capacidade para 300 atendimentos por mês, ampliará a rede especializada em dependentes de álcool e drogas no centro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta terça-feira (5) um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) III no centro da cidade. O 98º Caps do munícipio possui capacidade para realizar 300 atendimentos mensais e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento, inclusive com grupos e oficinas terapêuticas. Das 19h às 7h, o equipamento funcionará para hospitalidade noturna.

O objetivo é ampliar a oferta, o atendimento e o acolhimento especializado para pessoas que possuem transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas e de seus familiares, na região central.

Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre o aumento na procura por atendimento. “A gente tem conseguido avançar, ampliar a procura por atendimento das pessoas aos nossos serviços, do Caps e do Siat, ampliamos a nossa atuação junto às pessoas que estão na cracolândia e no entorno.” E acrescentou: “Eu tenho encontrado profissionais muito comprometidos com esse resultado, comprometidos em dar esse atendimento, em ajudar pessoas a sair desse estado degradante de uso de álcool e drogas. É uma luta difícil, mas a Prefeitura de São Paulo não vai desistir.”

“O que estamos fazendo na cidade de São Paulo é muito importante, cuidando da população em situação de rua, com trabalho de saúde, oferecendo mais uma forma de tratamento”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O novo Caps teve investimento total de R$ 456.218,37 e será gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE). Serão 70 colaboradores, incluindo médicos psiquiatras, médico clínico, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. O prédio tem 14 salas e nove leitos para o acolhimento integral de pacientes. O custeio mensal da unidade será de R$ 437.603,913.

A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, destacou também a importância no novo equipamento. “Nós temos trabalhado muito com essa população do centro, sobretudo a população vulnerável, e a saúde é um suporte fundamental no apoio para que essas pessoas possam ter mais qualidade de vida”, disse.

Retaguarda e acolhimento
O Caps AD III Armênia atende adultos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas, e que necessitam de cuidados clínicos contínuos. O modelo Caps AD III é um serviço que possui, no máximo, 12 leitos para observação e monitoramento, além de funcionar 24h, incluindo fins de semana e feriados. Ao todo, a cidade conta com 40 Caps III e 32 AD, somado a este novo.

“Dos 98 Caps da cidade, 14 foram abertos nessas últimas gestões. É uma preocupação intensa do prefeito em ter uma estrutura de atendimento para política de álcool e drogas, e ter uma estrutura robusta de enfrentamento da situação da cracolândia”, destacou Alexis Vargas, secretário-executivo de Projetos Estratégicos da cidade.

A nova unidade está localizada na rua Porto Seguro, 281, Armênia.