Nova regra dispensa intervalo entre a vacinação contra a Covid-19 e demais imunizantes para crianças

A medida deve possibilitar o aumento da cobertura vacinal contra outras doenças

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), a partir desta sexta-feira (15), a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes para as crianças de 5 a 11 anos de idade. Isso significa que não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e os outros imunizantes do calendário nacional de vacinação.

Segundo Luiz Artur Vieira Caldeira, coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, a expectativa é que com essa nova regra haja uma ampliação da cobertura vacinal de outras doenças, uma vez que quando a criança for ser imunizada contra a Covid-19 já poderá receber outras vacinas e atualizar sua carteirinha de vacinação.

“A liberação da aplicação simultânea da vacina contra a Covid-19 com outros imunizantes vem ao encontro das medidas que temos adotado na cidade de São Paulo para ampliar a cobertura vacinal do público infantil. Disponibilizamos vacinação de domingo a domingo a toda a população e certamente facilitará para os pais a possibilidade de seus filhos poderem receber outras vacinas concomitantemente”, destacou Caldeira.

Vale ressaltar que as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos de idade, que deve apresentar a carteirinha de vacinação da criança, documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal para essa faixa etária que, desde o início da imunização contra a Covid-19, já alcançou, na capital, 93,6% para primeira dose e 72,6% para a segunda dose do público-alvo, de acordo com os mais recentes dados do Vacinômetro.

Vacinação contra múltiplas doenças
Além da imunização contra o coronavírus, a Saúde segue vacinando de maneira permanente as crianças da cidade de São Paulo com imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A rede municipal também oferece para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade a vacina contra gripe. Acesse a página Vacina Sampa para mais informações.