Paralisia do sono: o que é o distúrbio e quando é hora de buscar ajuda

Durante o episódio de paralisia do sono, a pessoa tem a sensação de estar desperta e sonhando ao mesmo tempo

Paralisia do sono é a incapacidade temporária de se mover ou falar antes de pegar no sono ou ao acordar. Ela provoca uma sensação de estar desperto e sonhando ao mesmo tempo, como se a pessoa estivesse tendo um pesadelo enquanto está acordada.

No caso, o paciente pode ter paralisia, alucinações, ansiedade ou a impressão de que há um intruso no local.

LEIA TAMBÉM: Quatro sinais de estresse e como controlá-los

Quando buscar tratamento
Embora seja mais frequente em pessoas com narcolepsia (sonolência excessiva durante o dia) ou apneia do sono (obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono), a paralisia do sono pode afetar qualquer um e dura, em média, de um a dois minutos.

É considerada uma doença quando o paciente tem pelo menos dois episódios em um período de seis meses e se estiver relacionada a uma forte carga emocional.

O principal tratamento para a paralisia do sono consiste em melhorar os hábitos de sono, garantir um ambiente confortável, sem distrações, além de evitar cafeína antes de dormir.

Em caso de episódios frequentes de paralisia de sono ou problemas para dormir, vale comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber a orientação médica adequada. Os endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.