Uso de máscara continua importante na prevenção contra Covid-19 e outros vírus

Cobrir boca, nariz e jamais tocar na parte frontal são algumas orientações de uso do acessório

Está provado que o uso correto de máscara de proteção, aliado à higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, é extremamente eficaz na prevenção contra a Covid-19. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda à população a continuidade do uso desse item de proteção em ambientes fechados. Vale ressaltar que, ao usar máscara o munícipe contribui também para que outros vírus como o da Influenza (causador da gripe) não se propaguem.

Embora o uso de máscaras em locais fechados seja recomendado e não mais obrigatório na cidade de São Paulo, o acessório continua obrigatório nos estabelecimentos destinados à prestação de serviço de saúde, em toda a rede de transporte público – metrô, trem e ônibus – bem como nos respectivos locais de acesso como terminais e plataformas.

Método preventivo

Quando falamos, tossimos ou espirramos a boca expele gotículas que viajam pelo ar ou assentam em objetos e, posteriormente, são tocadas pelas mãos de outras pessoas. Essas partículas podem carregar diferentes vírus, inclusive do coronavírus.

Ao negligenciar o uso contínuo da máscara o cidadão coloca em risco a saúde de quem está ao redor, uma vez que muitas pessoas não apresentam sintomas da doença (são assintomáticas) e podem transmitir o vírus.

Como usar a máscara

Procure cobrir completamente a boca e o nariz e se precisar retirar, faça pegando pelas alças ou elásticos laterais. Se optar pelos acessórios de pano ou costurados em casa, certifique-se que o material utilizado na confecção não deixe nenhum vão entre a pele e a máscara.

Além disso, se o acessório for de pano, lembre-se de realizar a higienização sempre após o uso. No caso das máscaras descartáveis, faça a troca do item a cada duas horas. Por fim, jamais empreste ou compartilhe sua máscara com outras pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, a proteção nunca deve ser retirada do rosto ao tossir ou espirrar, pois isso faz com que gotículas transportando vírus se espalhem pelo ar. Seguindo estas sugestões as chances de infecção contra Covid-19, gripe e outras doenças diminuam consideravelmente.

Vacinação

Até o momento a capital já vacinou mais de 33 milhões de paulistanos com doses contra a Covid-19, considerando crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. É importante lembrar que o imunizante aplicado é um método preventivo para evitar a contaminação, e a evolução do esquema vacinal não dispensa o uso de máscaras de proteção. A capital também realiza a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. O imunizante está disponível a todos os munícipes com idade acima de seis meses de idade.

Para mais orientações, procure o serviço de saúde mais próximo da sua casa por meio do Busca Saúde.