Melasma: o que é, causas e prevenção

Manchas escuras na pele exigem cuidados com a proteção solar

O melasma é uma dermatose pigmentar frequente caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas na pele. A condição afeta principalmente as mulheres em idade fértil e fototipos mais altos (fototipo é uma escala de classificação que classifica a reação de cada pele quando exposta ao sol, de acordo com os níveis de melanina).

Normalmente o melasma ocorre na face, em regiões como maçãs do rosto, na testa, nariz e lábio superior (o chamado buço), com limite bem demarcado e formato irregular e, menos frequentemente, em regiões como pescoço, colo e braços. Embora não seja uma condição grave, é crônica, redicivante e pode afetar a autoestima.

O melasma não tem causa definida: pode estar relacionado a fatores genéticos, exposição solar durante a vida, tabagismo, ao uso de anticoncepcionais femininos, gravidez e até mesmo ao uso de determinados medicamentos, mas tem como principal fator desencadeante a exposição à luz ultravioleta (UV) e à chamada luz visível (ou luz azul), presente não apenas nos raios solares, mas em ambientes internos com lâmpadas fluorescentes.

O tratamento medicamentoso do melasma deve ser avaliado e prescrito pelo médico dermatologista.

Prevenção

A principal prevenção ao melasma é manter diariamente a proteção solar, evitando exposição entre às 10h e 16h, e usar também proteção física como roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis.

A consulta da UBS mais próxima de sua casa pode ser feita na página Busca Saúde.