Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Importância do uso de máscara e 52 milhões de acessos no De Olho na Fila são algumas das notícias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 25 e 29 de julho para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Pronto-socorro do Hospital Municipal da Brasilândia começa a funcionar

O pronto-socorro do Hospital Municipal da Brasilândia – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, foi aberto na última segunda-feira (25) e passa a atender em sistema de portas abertas. A previsão é de que cerca de 16 mil pacientes sejam atendidos por mês no PS do hospital, que deve beneficiar 2,2 milhões de moradores da zona norte da cidade. Com o objetivo de ampliar e aprimorar o atendimento prestado à população, a unidade deixa de atender exclusivamente casos de Covid-19 e passará, gradativamente, a funcionar como hospital geral, recebendo casos de urgência, emergência de clínica médica, pediatria e cirurgias de baixa complexidade.

2. Uso de máscara continua importante na prevenção contra Covid-19 e outros vírus

Está provado que o uso correto de máscara de proteção, aliado à higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, é extremamente eficaz na prevenção contra a Covid-19. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda à população a continuidade do uso desse item de proteção em ambientes fechados. Vale ressaltar que, ao usar máscara o munícipe contribui também para que outros vírus como o da Influenza (causador da gripe) não se propaguem.
Embora o uso de máscaras em locais fechados seja recomendado e não mais obrigatório na cidade de São Paulo, o acessório continua obrigatório nos estabelecimentos destinados à prestação de serviço de saúde, em toda a rede de transporte público – metrô, trem e ônibus – bem como nos respectivos locais de acesso como terminais e plataformas.

3. Osteoporose deixa ossos fracos e atinge principalmente idosos

A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea, e que atinge principalmente mulheres após a menopausa, em função da queda nos níveis do hormônio feminino estrogênio. No entanto, ela também pode atingir os homens, uma vez que fatores genéticos e outros como uma dieta pobre em cálcio, sedentarismo e tabagismo são fatores de risco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam hoje no Brasil pelo menos 10 milhões de pessoas com osteoporose.

4. Coordenadoria Regional de Saúde Norte compartilha experiências exitosas em Vigilância em Saúde

A zona norte de São Paulo concentra 196 equipamentos municipais de saúde, entre eles 94 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para atender uma população de mais de 2,3 milhões de habitantes. Foi para trocar experiências das equipes junto a esses cidadãos que a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, na última terça-feira (26), um evento para compartilhar relatos e experiências exitosas em vigilância em saúde nas seis supervisões técnicas que compõem o território. O encontro, que reuniu centenas de profissionais e teve a presença da coordenadora da CRSN, Dra. Ana Cristina Kantzos, e do coordenador de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luiz Artur Vieira Caldeira, apresentou temas considerados prioritários em vigilância em saúde, que compreende ações de monitoramento e controle em várias áreas, inclusive ambiental, visando a saúde pública.

5. De Olho na Fila ultrapassa a marca de 52 milhões de acessos

A ferramenta De Olho na Fila ultrapassou, nesta sexta-feira (29), os 52 milhões de acessos totais. Desde o seu lançamento em 15 de junho de 2021, foram 52.100.155 páginas vistas. O serviço online, criado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mostra a movimentação nos postos de vacinação e oferece aos moradores da capital a listagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), megapostos e parques municipais com vacinação.