Dia Nacional da Saúde enfatiza importância dos cuidados em prevenção e qualidade de vida

Data é homenagem a Oswaldo Cruz, epidemiologista brasileiro, pioneiro no estudo das moléstias tropicais

O Dia Nacional da Saúde, comemorado neste dia 5 de agosto, enfatiza a importância, tanto no âmbito privado quanto de saúde pública, de promover valores relacionados à saúde. A data leva em conta ainda que a definição de saúde vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à qualidade de vida no cotidiano da população, o que envolve desde hábitos saudáveis em alimentação à prática de atividades físicas, lazer, descanso e cuidados com a saúde mental.

Instituído em 1967, o Dia Nacional da Saúde foi escolhido em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, tendo sido um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e de varíola no país.

Em 1900, o sanitarista fundou o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, atualmente Fundação Oswaldo Cruz, instituição respeitada internacionalmente.

Rede municipal também incentiva a prevenção

Além do atendimento em atenção básica e especialidades, a rede municipal de saúde acolhe as múltiplas demandas da população de São Paulo, incluindo o incentivo a prevenção, por meio de áreas como a de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Conheça mais a rede acessando o Busca Saúde.