Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Aleitamento materno, câncer colorretal, monkeypox e importância da vacinação infantil são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 1 e 5 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital.

Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Aleitamento materno beneficia tanto o bebê quanto a mãe
A amamentação tem um papel muito importante na vida do bebê, uma vez que o leite materno é rico em anticorpos capazes de proteger contra diversas doenças tais como otites (dor de ouvido), alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Os recém-nascidos devem ser amamentados na primeira hora após o parto, a fim de se beneficiar do colostro, um leite amarelado e grosso produzido pela mãe nos primeiros dias após o nascimento, repleto de proteínas e nutrientes.

2. Câncer colorretal é um dos mais letais e frequentemente evitável
O câncer de colorretal, também conhecido como câncer de intestino, de cólon ou reto, ocorre na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino) e ânus. O tumor é formado por pólipos intestinais, ou seja, lesões benignas que se não forem detectadas e tratadas podem levar ao surgimento do câncer.

3. Monkeypox: o que é, cuidados e prevenção
A monkeypox, também chamada de varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, transmitida para humanos por meio do contato com animal ou humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Em 23 de julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a doença como uma emergência de saúde pública global.

4. A importância da vacinação infantil contra Covid-19
A rede municipal de saúde prossegue com a vacinação de crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos contra a Covid-19, inicialmente dirigida especialmente àquelas com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) e indígenas. Além disso, crianças nesta faixa etária sem comorbidades podem ser inscritas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para recebimento de doses remanescentes. Esta nova fase da vacinação deve proteger uma população total de 311.886 mil pessoas na capital.

5. IMC: o que é, como se calcula e para que serve
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma das principais ferramentas, adotada inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para calcular o chamado “peso ideal”. Obtido a partir do peso e da altura do indivíduo, o IMC também aponta níveis de magreza e obesidade, que são usados para nortear o trabalho de profissionais de saúde e de educadores físicos.