Vacinação contra a gripe continua na capital; saiba importância da imunização

Pessoas acima de seis meses de idade podem imunizar-se nas UBSs, AMAS/UBSs Integradas e locais como parques, aos domingos, até o final dos estoques da vacina

A campanha de imunização contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade continua na capital. Até o momento, 60% da população elegível foi imunizada. Um total de 4,7 milhões de paulistanos estão entre os públicos prioritários para tomar a vacina contra o vírus influenza. Entre os idosos, faixa considerada a mais vulnerável, com um contingente que chega a 1,93 milhão de pessoas, o percentual de vacinados é de 66,9%.

Vale ressaltar a importância da vacinação contra a gripe: embora normalmente a doença se restrinja a manifestações típicas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza e mal-estar, que duram alguns dias, existe a possibilidade desse quadro se agravar, levando a complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e pneumonia, além de representar um risco aumentado para eventos cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

Influenza é considerado prioridade em saúde pública pela OMS

O vírus influenza, por sua característica mutante (são quatro tipos e vários subtipos, entre os quais o H1N1 e H3N2, os que mais circulam pelo mundo atualmente entre humanos) é considerado o patógeno que mais provocou mortes na história, sendo responsável por grandes epidemias, como as da gripe espanhola e gripe asiática, somente no século XX.

Por isso, à parte situações emergenciais como a pandemia de Covid-19, o influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que haja um bilhão de casos de gripe no mundo anualmente, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por causas relacionadas à enfermidade.

A OMS recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la, sendo que a meta para conter a circulação do vírus e reduzir quadros graves é de 90% de cobertura entre grupos prioritários, como idosos, grávidas e crianças menores de cinco anos, entre outros.

O imunizante, reformulado ano a ano para acompanhar as cepas que predominam no mundo naquele momento, é feito com partes do vírus inativado, portanto não causa sintomas de gripe ou muito menos a doença, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. É uma vacina extremamente segura, que deve ser tomada todos os anos para evitar a infecção pelas cepas de influenza que circulam pelos ambientes naquele período, em especial no inverno, quando as campanhas são realizadas. Além disso, a vacinação contra a gripe pode ser feita simultaneamente à da Covid-19.

Veja onde tomar a vacina contra a gripe:

De segunda a sexta-feira

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Funcionamento das 7h às 19h
AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h

Aos sábados

AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h

Aos domingos, normalmente a vacinação acontece em parques da cidade e em tendas localizadas na Avenida Paulista.

A relação atualizada dos locais está disponível na página dedicada à vacinação contra a gripe.

Os endereços de todas as unidades de saúde do município podem ser consultados na página Busca Saúde.