Operação Baixas Temperaturas acolhe população de rua no frio

Distribuição de sopas, bebidas quentes e cobertores fazem parte da iniciativa, que também vacina contra gripe e Covid-19

A Operação Baixas Temperaturas (OBT) executada na cidade de São Paulo anualmente, tem como objetivo acolher e atender a população em situação de rua nos dias mais frios, quando os termômetros atingem temperaturas abaixo de 13ºC. Os atendimentos seguem até setembro.

Tendas são instaladas em pontos estratégicos da cidade para oferecer atendimento, vacinação contra Covid-19 e gripe, alimentação, mantas térmicas e bebidas quentes. Também são disponibilizados transporte de ida e volta para pernoite nos centros de acolhida.

As baixas temperaturas aumentam os riscos de hipotermia, condição que ocorre quando o corpo começa a perder calor mais rápido do que pode ser produzido, resultando em uma temperatura corporal inferior a 35°C.

Dessa forma, as equipes do Consultório na Rua, composta por enfermeiros e auxiliares de enfermagem, fazem buscas ativas nos pontos de concentração da população de rua para realizar vacinação e atendimento daqueles que precisarem de cuidados médicos. Além disso, foi ampliada a capacidade de ambulâncias e cada tenda conta com serviço de remoção, que se soma ao do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no atendimento à população de rua.

Central 156 recebe solicitações de abordagem social

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156, ligação gratuita, que funciona 24 horas por dia. O pedido pode ser anônimo, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.