Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Medidas sanitárias contra monkeypox em escolas e estabelecimentos de serviços, ampliação de testes genéticos para doenças raras e funcionamento de unidades de referência para idosos são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 22 e 26 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital.

Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde amplia testes genéticos para o diagnóstico de doenças raras para todas as faixas etárias
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) oferece, em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC) e a Fundação Jeffrey Modell, testes genéticos de última geração para diagnosticar doenças raras no público infantil e em adolescentes e adultos com transtornos de desenvolvimento. Disponíveis desde janeiro de 2021, os exames são indicados para as crianças diagnosticadas com erros inatos do metabolismo e da imunidade no teste do pezinho ampliado. Ao todo, até julho deste ano, foram realizados 250 exames para esse público. Neste mês a SMS passou a oferecer também testes genéticos para pessoas com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista sindrômico (decorrente de outras síndromes) de qualquer faixa etária.

2. Capital estabelece medidas sanitárias para prevenção e controle da monkeypox em escolas
O comitê técnico operacional para o enfrentamento da monkeypox (varíola símia) na capital, publicou nesta quinta-feira (25), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), medidas sanitárias para prevenção e controle da doença nas escolas. O documento traz medidas gerais de prevenção a serem seguidas pelas instituições de ensino como intensificar a higienização de superfícies e objetos, especialmente os de uso comum, manter os ambientes bem arejados e ventilados, disponibilizar recipientes abastecidos com álcool em gel 70% ou pias com água e sabão para lavagem das mãos.

3. Capital define medidas sanitárias para prevenção e controle da monkeypox em estabelecimentos de prestação de serviços
O comitê técnico operacional para o enfrentamento da monkeypox (varíola símia) na capital, implementado neste mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), definiu nesta quarta-feira (24) medidas sanitárias para prevenção e controle em estabelecimentos de prestação de serviços, como restaurantes, supermercados, salões de beleza, academias, hotéis e motéis. O documento traz medidas gerais de prevenção para os estabelecimentos de prestação de serviços, nos ambientes de trabalho, bem como orientações sobre identificação, isolamento e rastreamento de contatos.

4. Unidades de Referência à Saúde do Idoso oferecem atendimento individualizado
Na cidade de São Paulo, os moradores com idade a partir de 60 anos já são estimados em cerca de 1,9 milhão (15% do total), com necessidades específicas de mobilidade, acessibilidade, lazer, saúde. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atende essa população por meio da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que integra todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No caso de idosos com uma situação de saúde considerada frágil e com necessidades específicas, no entanto, a rede municipal conta com as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis).

5. Grupos de combate à violência doméstica acolhem mulheres usando criatividade, arte e empoderamento
Elas têm entre 20 e 50 anos de idade, sentem vergonha, medo e muitas vezes desconhecem seus direitos. Esse é o perfil da maioria das mulheres recebida nos grupos de apoio e enfrentamento à violência doméstica da rede municipal de saúde. Um deles é o grupo Crônicas de Marias, que existe desde setembro de 2021 no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas II Sapopemba, na zona leste, e já atendeu 55 mulheres até este mês. Hoje, com dez participantes por sessão, que se encontram em média por duas horas uma vez por semana, a unidade usa como ferramenta de cuidado a escrita.