Esteatose hepática evolui de forma assintomática e pode comprometer o fígado

O acúmulo de gordura no órgão decorre principalmente de hábitos pouco saudáveis em alimentação, além de sedentarismo

O fígado é o órgão central das transformações metabólicas do nosso corpo, participando da maioria das funções do organismo, como armazenamento e liberação de glicose, ferro e vitaminas, regulação do volume sanguíneo e ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, entre muitas outras. Justamente porque quase tudo em nosso corpo passa pelo fígado, os excessos produzem danos como a esteatose hepática.

A esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado, condição que provoca a inflamação do órgão que pode evoluir para cirrose ou até mesmo câncer, se não houver reversão do quadro. Isso porque a inflamação não tratada leva à fibrose, que compromete as funções do órgão.

Além disso, o acúmulo de gordura e a inflamação acontecem de forma silenciosa e assintomática, muitas vezes sendo descobertas por acaso depois de anos. Quando evolui para estágios mais avançados, a esteatose provoca inchaço do fígado e do abdômen, dores, fraqueza, cansaço e perda do apetite.

Na maior parte dos casos, a esteatose hepática está associada a fatores como sobrepeso e obesidade, sedentarismo, maus hábitos alimentares (excesso de comida gordurosa, industrializada e ultraprocessada, massas, doces, refrigerantes). Por isso, o tratamento para o fígado com excesso de gordura passa obrigatoriamente pela adoção de um estilo de vida mais saudável.

Vale, portanto, ressaltar as melhores formas de prevenir a esteatose hepática.

– Manter o peso dentro dos padrões ideais para sua altura e idade, mas sem recorrer a dietas radicais, que podem agravar o problema.
- Ficar atento à circunferência abdominal, que não deve ultrapassar 88 cm nas mulheres e 102 cm para homens.
– Consumir bebidas alcoólicas com moderação.
– Restringir o consumo dos carboidratos refinados, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, substituindo-os pelos cereais integrais, azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e alimentos preparados em casa.
- Praticar atividades física regularmente.

Atendimento da rede municipal de saúde
Por meio do SUS, a rede municipal de saúde oferece suporte para prevenir, diagnosticar e tratar a principais doenças em todas as faixas etárias e recortes populacionais. Além disso, as chamadas atividades de promoção da saúde fazem parte da rotina dos equipamentos. O estímulo e a realização de atividades físicas estão na programação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Práticas Naturais (CPN), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que, por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

Realizar o acompanhamento periódico por meio de consultas e exames é outra forma de detectar precocemente qualquer problema de saúde, cuidado tanto mais importante quanto mais se tem consciência de que muitas vezes as doenças evoluem silenciosamente. Para agendar consulta com um clínico geral, basta dirigir-se à UBS mais próxima, levando consigo documento de identidade ou carteirinha do SUS.

A localização de todas as unidades de saúde da capital pode ser consultada por meio da página do Busca Saúde.