Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Setembro Vermelho, conscientização sobre esclerose múltipla, os riscos da esteatose hepática e novos RGAs para cães e gatos são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

Gripe ou Covid-19? Saiba mais sobre os sintomas e não deixe de se imunizar

Em períodos de baixas temperaturas, alergias e síndromes respiratórias como a gripe aparecem com mais frequência. Contudo, com o surgimento da pandemia de Covid-19, e o fato de a doença ter sintomas semelhantes a outras infecções, é comum que as pessoas se perguntem: o que tenho é gripe ou Covid-19? Primeiramente, é importante entender que ambas as doenças são infecciosas e transmitidas por partículas de vírus que viajam pelo ar quando tossimos, espirramos ou falamos. No caso da gripe, o responsável pela infecção é o vírus influenza, enquanto o da Covid-19 o Sars-CoV-2.

Esclerose Múltipla: conheça sintomas da doença crônica

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica que afeta o sistema imunológico gerando incapacidades neurológicas gradativas. A EM merece atenção aos sinais, sintomas e, por isso, o dia 31 de agosto foi instituído dentro do calendário nacional de saúde do Ministério da Saúde (MS) como o Dia Nacional de Conscientização Sobre Esclerose Múltipla.

Saúde emite cem mil novos registros para cães e gatos em nove meses

Desde o lançamento da versão digital do Registro Geral do Animal (RGA), que passou a ser oferecida também online em novembro de 2021 com a carteirinha repaginada, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já emitiu 100.744 novos registros de cães e gatos residentes na cidade de São Paulo.

Setembro Vermelho alerta para saúde cardiovascular

No dia 29 de setembro de 2021, Dia do Coração, o “Cardiômetro”, indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), marcava pouco mais de 230 mil óbitos em decorrência de problemas do coração. Em 2022, somente até 1º de setembro, este número já ultrapassa 269 mil óbitos, uma escalada ascendente nas estatísticas que reforça a importância da conscientização sobre as doenças cardiovasculares, seus fatores de risco e prevenção.

Esteatose hepática evolui de forma assintomática e pode comprometer o fígado

O fígado é o órgão central das transformações metabólicas do nosso corpo, participando da maioria das funções do organismo, como armazenamento e liberação de glicose, ferro e vitaminas, regulação do volume sanguíneo e ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, entre muitas outras. Justamente porque quase tudo em nosso corpo passa pelo fígado, os excessos produzem danos como a esteatose hepática.