Setembro Vermelho: atividade física é importante aliada da saúde cardiovascular

A prática de exercícios aeróbicos simples, como caminhada, auxilia no condicionamento cardíaco e promove uma melhora geral na qualidade de vida

A prevenção de doenças cardiovasculares passa em grande parte pela adoção de hábitos de vida saudáveis, especialmente em relação à alimentação e à prática de atividades físicas.

O sedentarismo favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue, compromete o funcionamento do órgão e pode levar ao infarto, além do risco de provocar acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

O hábito de se exercitar, por sua vez, pode aumentar o rendimento cardíaco, ajudar no controle de peso e até mesmo no funcionamento adequado do sistema imunológico. Movimentar o corpo regularmente tem um efeito poderoso não apenas pelos resultados físicos propriamente ditos, mas pelo bem-estar que proporciona com o aumento dos níveis de neurotransmissores como a serotonina, que auxilia na regulação do humor, apetite e sono, e que também está associada à sensação de relaxamento. Esses benefícios, em cadeia, atuam positivamente sobre outros hábitos, como a própria alimentação, ingestão de álcool e tabagismo.

Entre os exercícios bons para a saúde do coração, destacam-se os aeróbicos, aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normalmente são realizados por um longo período e possuem intensidade leve a moderada, como caminhadas, corridas e pedaladas por exemplo.

Pular corda, andar de skate, patinar, surfar, dançar, a lista é enorme. O importante, antes de iniciar, é realizar uma avaliação médica para discutir a melhor alternativa dentro das suas condições de saúde, para que se tenha benefícios e não prejuízos. Além disso, é importante destacar que os benefícios estão associados à prática moderada das atividades, pois o excesso pode causar problemas como lesões musculares, de ligamentos e das articulações.

Veja algumas das atividades campeãs em benefícios cardiovasculares:

Caminhada e corrida
Por ser um exercício de baixa intensidade, a caminhada é benéfica para pessoas de todas as idades, incluindo as que querem sair do sedentarismo e começar uma atividade física. Já a corrida, além de ganhos cardiovasculares, ajuda na redução de peso, devido ao alto gasto calórico que proporciona. Mas, para quem está começando, a corrida pode ser um segundo passo, depois que a pessoa estiver com um melhor condicionamento. Depois, as duas podem ser feitas de forma alternada.

Ciclismo
Também é uma atividade física moderada, que proporciona benefícios cardiorrespiratórios e apresenta um impacto menor em comparação com a corrida, por exemplo. Além de ser muito agradável, o ciclismo também é adequado para pessoas que estão acima do peso.

Natação
Esta é uma prática que faz com que a pessoa movimente e exercite o corpo inteiro: braços, pernas, abdômen, sem falar nos pulmões. Tudo isso sem sobrecarga nas articulações. Por isso, é considerada uma das atividades aeróbicas mais completas, recomendada para todas as faixas etárias.

Como a rede municipal atua para promover a saúde
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede municipal de saúde oferece suporte para prevenir, diagnosticar e tratar a principais doenças cardiovasculares. E a prevenção é feita por meio de estratégias de estímulo a hábitos de vida mais saudáveis, que faz parte da rotina dos equipamentos.

A prática de atividades físicas, por exemplo, está na programação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Práticas Naturais (CPNs), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

A localização de todas as unidades de saúde da capital pode ser visualizada por meio da página Busca Saúde.