Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Entrega Siat III Penha, sintomas da asma e bronquite, novas informações do Boletim Monkeypox e a vacina BCG contra tuberculose são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 12 a 16 de setembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

Tuberculose é a primeira doença combatida pelo calendário infantil de vacinação

Assim que nascem, os bebês estão vulneráveis e o organismo deles ainda não detém todos os anticorpos necessários para combater infecções por vírus ou bactérias. Dessa forma, ainda na maternidade, eles são imunizados contra a tuberculose, doença pulmonar provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta os pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) e, quando não tratada adequadamente pode levar a óbito.

Com sintomas parecidos, asma e bronquite podem ser confundidas

Para quem tem alguma alergia respiratória, fatores externos como ácaro, poeira ou fumaça podem desencadear crises durante dias e até semanas. Além disso, nos meses de baixas temperaturas, os sintomas alérgicos são facilmente confundidos com outras doenças. Este é o caso da asma, que costuma estar associada a um processo alérgico, e a bronquite, normalmente causada por uma infecção bacteriana ou pelo tabagismo.

Prefeitura entrega Siat III Penha e amplia atendimento para dependentes químicos

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Smdet) entregou, nesta terça-feira (13), o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) III Penha. A unidade funcionará 24h durante os sete dias da semana e tem como objetivo promover atenção à saúde, reinserção social e capacitação laboral de cidadãos que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Setembro Vermelho: atividade física é importante aliada da saúde cardiovascular

A prevenção de doenças cardiovasculares passa em grande parte pela adoção de hábitos de vida saudáveis, especialmente em relação à alimentação e à prática de atividades físicas. O sedentarismo favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue, compromete o funcionamento do órgão e pode levar ao infarto, além do risco de provocar acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

Saúde agrega novas informações ao Boletim Monkeypox

A partir desta sexta-feira (16), o Boletim Monkeypox, elaborado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a ter novas informações e aparência. Prezando pela transparência, serão informados os seguintes dados em relação aos casos confirmados da doença:

• número de casos por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS);

• tabela dos casos separados por sexo e faixa etária;

• divisão da localização das lesões mais frequentes;

• distribuição dos sinais e sintomas mais frequentes.