Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ampliação da vacinação contra HPV e meningococo para crianças e adolescentes, causas e sintomas da hepatite B e aniversário de 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 19 e 23 de setembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Capital amplia a partir de hoje público infantil e adolescente para vacinas contra HPV e meningococo ACWY

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, a partir desta segunda-feira (19), os meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano). Até então, o imunizante era restrito a meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos. Além disso, adolescentes de 13 e 14 anos, de ambos os gêneros, também podem ser imunizados a partir de hoje contra o meningococo ACWY, vacina antes voltada apenas à faixa etária de 11 a 12 anos. Essa última medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

2. Entenda a diferença entre disfagia, engasgo e quais as consequências

Muitas pessoas já passaram pela péssima experiência de se engasgar com algum alimento ou até mesmo com a própria saliva. Entretanto, quando este movimento é repetido diversas vezes significa que um quadro de disfagia pode ter sido estabelecido e precisa de tratamento. A disfagia é uma disfunção do processo de deglutição (ingestão) e ocorre no trajeto que a comida, bebida ou saliva faz da boca até o estômago.

3. Dia Nacional da Conscientização da Doença de Alzheimer: conheça estágios da condição

O dia 21 de setembro é dedicado à Conscientização da Doença de Alzheimer, a condição degenerativa que mais cresce no mundo, acompanhando o envelhecimento da população. Normalmente o Alzheimer se apresenta a partir dos 65 anos e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, com alterações de comportamento e de personalidade que interferem na capacidade de trabalho e nas relações sociais. A doença não afeta apenas a pessoa diagnosticada, mas todos os que convivem com ela, uma vez que na maior parte dos casos o cuidador é um membro da família.

4. Hepatite B pode ser transmitida pelo sangue e secreções contaminadas

A hepatite B é uma infecção viral que se desenvolve de modo silencioso, uma doença transmissível que prejudica o funcionamento do fígado e, ao longo do tempo, se não for tratada, lesiona consideravelmente os tecidos do órgão. Transmitida por meio de sangue e fluidos corporais, é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), uma vez que a transmissão mais comum é a sexual.

5. SUS, 32 anos: universalidade, equidade e integralidade

O dia 19 de setembro marca a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que, depois de 32 anos, é considerado motivo de orgulho para muitos brasileiros. Instituído pela Constituição de 1988 e promulgado em 1990 pela lei nº 8080, o SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo.