Saúde participa de evento voltado à longevidade e envelhecimento

Serviços e equipamentos dedicados a esta população, como a Unidade de Referência à Saúde do Idoso, são apresentados pela equipe técnica da SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está participando, juntamente com outras pastas da Prefeitura de São Paulo, do Longevidade Expo + Fórum, evento voltado à temática da terceira idade, com o objetivo de fomentar ações voltadas a serviços, educação e cultura para este público. O evento acontece na capital, de 29 de setembro a 1º de outubro.

No estande da prefeitura, juntamente com iniciativas de outras secretarias, estarão representados os serviços de saúde voltados a este público, contemplados pela Política Municipal de Atenção à Saúde da População Idosa. Por meio de vídeos, banners e outros materiais, a equipe da área técnica de Saúde da Pessoa Idosa (Coordenação de Atenção Básica-Divisão de Ciclos de Vida) apresenta informações sobre a Rede de atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Raspi).

Saiba mais:

Unidade de Referência de Saúde do Idoso (Ursi)
São serviços especializados com equipe multiprofissional que se destinam ao atendimento de pessoas idosas consideradas frágeis, com enfoque na reabilitação e prevenção de complicações dos agravos instalados. O acesso deve ser feito via equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio da aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB) e de acordo com critérios específicos. A cidade de São Paulo tem 13 Ursis distribuídas entre as seis Coordenadoria Regionais de Saúde (CRS) e que são referência para as 470 UBSs e polos de aprimoramento e ensino em Geriatria e Gerontologia.

Nossos Idosos
Com enfoque no processo de prevenção dos agravos do envelhecimento, o programa realiza ações como acolhimento inicial, aplicação da Ampi-AB e uma variedade de ações individuais e coletivas que podem ser realizadas em diversos horários e locais. O principal objetivo do programa é promover o envelhecimento saudável e fortalecer o vínculo do usuário com sua UBS de referência. Para participar, o cidadão deve procurar a unidade de seu território para realizar a Ampi-AB e descobrir quais atividades são mais indicadas para que possa ter uma velhice saudável.

Programa Acompanhante de Idosos (PAI)
O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é uma iniciativa pioneira da SMS e destina-se ao atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade social. Uma equipe faz o acompanhamento domiciliar e o acompanhante de idosos desenvolve ações no domicílio que visam o atendimento em saúde (monitoramento, promoção e prevenção) e fortalecimento da rede de apoio, visando a reinclusão social. A cidade de São Paulo conta com 50 equipes do PAI. O acesso ao programa é feito pelas UBSs com base em critérios de inclusão.

Nas redes sociais os idosos também têm destaque, no programa Ativa Idade, disponível no canal do YouTube da SMS.

Longevidade Expo + Fórum
Data: de 29 de setembro a 1º de outubro, das 10h às 20h
Local: Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças, 600 - Pinheiros, São Paulo