Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

1ª Semana Animal SP, encerramento da vacinação aos domingos em parques da capital e sintomas, características, tratamento e esquema vacinal contra meningite são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 03 e 07 de outubro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. HPV: saiba a importância de ampliar a vacinação para os meninos

Em 19 de setembro, a rede municipal ampliou a faixa etária para imunização de meninos contra o HPV, o papilomavírus humano, que era de 12-13 anos e passou a ser de 9 a 14 anos. A vacina quadrivalente, efetiva contra os subtipos do vírus que mais provocam cânceres em homens e mulheres, também previne contra outras infecções como as verrugas genitais. Veja a seguir mais informações sobre o HPV, as doenças associadas a ele e a importância da vacinação.

2. Cosap e DVZ divulgam ações da 1ª Semana Animal SP em duas estações do Metrô

Nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, das 10h às 13h, profissionais da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), estarão nas estações Santana (linha 1-azul) e Sé (linha 3-vermelha) do Metrô, respectivamente, para a divulgação da Semana Animal SP, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até o próximo dia 11.

3. Prefeitura inicia a implantação da primeira Unidade Móvel de Saúde da região central

O prefeito Ricardo Nunes assinou na manhã desta quarta-feira (5) a ordem de serviço para a implantação do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) Nova Luz – Campos Elíseos, primeira Unidade Móvel de Saúde desse tipo na região central da capital. Previsto no projeto do lote 5 da parceria público-privada (PPP) da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), o novo equipamento receberá ao todo um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões e permitirá a expansão e qualificação da assistência na região.

4. Capital encerra vacinação aos domingos em parques e na avenida Paulista

O Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir deste domingo (9) não será mais ofertada vacinação nos parques municipais e em pontos da avenida Paulista. A medida se deve à alta cobertura vacinal contra a Covid-19 na maior parte da população e à redução da procura pelos postos.

5. Meningite: saiba mais sobre a doença e o esquema vacinal para preveni-la

Entre 16 de julho e 15 de setembro, a capital registrou cinco casos de meningite meningocócica na região de Vila Formosa e Aricanduva, na zona leste, o que configura surto localizado. Esta doença é evitável por meio da vacinação disponível na rede municipal de saúde.