Saúde reforça a importância do Dia Mundial da Artrite Reumatoide

Doença reumática e musculoesquelética tem como principal sintoma dores nas articulações do corpo, sobretudo nos dedos, mãos e punhos; se não tratada adequadamente, a patologia pode deformar juntas do corpo

Tão importante quanto tratar é informar a população sobre prevenção e diagnóstico de doenças, por isso a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) chama a atenção para uma doença que ocupa o calendário de saúde nesta quarta-feira (12): a artrite reumatoide.

Embora as causas desta doença inflamatória crônica ainda sejam desconhecidas, sabe-se que a artrite reumatoide (AR) acomete as mulheres duas vezes mais que os homens, e também que é uma patologia autoimune. Isso significa que o sistema imunológico, que deveria trabalhar para combater ameaças como vírus e bactérias, acaba se voltando contra o próprio organismo, deixando-o vulnerável.

A AR é uma doença reumática e musculoesquelética cujos sintomas mais frequentes são dores intensas nas articulações do corpo, como dedos, punhos e mãos. Além disso, é muito comum pessoas reumáticas sentirem calor e apresentar edemas (acúmulo de líquidos entre os tecidos do corpo, provocando inchaço) e vermelhidão.

Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, com o tempo a AR pode deformar as juntas do corpo, resultando em desconforto e ausência de qualidade de vida para o paciente. Por isso, é importante observar se há indicativos como rigidez matinal e nódulos reumáticos em três ou mais pontos das articulações.

Em caso de sinais ou sintomas de artrite reumatoide, procure por uma UBS mais próxima da sua residência. Os endereços podem ser encontrados na plataforma Busca Saúde.