UBS Bom Retiro conduz iniciativa dentro do Museu da Língua Portuguesa

Projeto Com Viver oferece a moradores do entorno atividades de promoção em saúde e de convivência

Desde agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro mantém uma parceria com o Museu da Língua Portuguesa por meio do projeto Com Viver. A iniciativa promove a integração das pessoas do território, frequentadoras ou não da UBS, ao espaço do museu, em atividades de promoção em saúde, convivência e fruição da instituição cultural.

São encontros abertos no saguão B do museu, realizados todas as quartas-feiras às 14h, com atividades como ginástica laboral, introdução à dança, aulas de “letramento digital” ensinando a usar os recursos do telefone celular, oficinas de arte, rodas de conversa, entre outras. Em média, 30 pessoas, em boa parte idosos, costumam participar das atividades.

Denny Tavares, educador físico da equipe multidisciplinar da UBS Bom Retiro, conta que a iniciativa surgiu, de um lado, da proposta do Museu da Língua Portuguesa de se aproximar da população do entorno, e, de outro, de uma demanda das pessoas, especialmente após a pandemia de Covid-19, de ter um espaço para troca de vivências e experiências. “Elas buscavam alívio das dores físicas e principalmente emocionais”.

O educador físico, que trabalha no projeto juntamente com a assistente social e o restante da equipe multidisciplinar da UBS, conta que um dos objetivos do Com Viver é desmistificar a ideia de que o cuidado em saúde se dá apenas dentro do consultório, entre médico e usuário da UBS. “Acessar os outros equipamentos do território, ter acesso a lazer e cultura, conhecer os vizinhos e construir uma rede de apoio com quem conversar também é cuidar da saúde”, diz o profissional.

Ele lembra que, além das atividades físicas e da convivência, outra oportunidade aberta pela iniciativa é a de conhecer o próprio museu, depois dos encontros. “Algumas pessoas choraram ao entrar aqui, pois nunca haviam estado em um museu antes e nem sabiam que podiam fazer isso”, diz Denny, relatando casos de pessoas que estão lidando melhor com problemas emocionais como ansiedade a partir dos encontros.

Projeto Com Viver - Extensão das atividades da UBS Bom Retiro
Quartas-feiras das 14h às 15h30
Local: Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz

Outras atividades de promoção da saúde na rede
Por meio do SUS, as chamadas atividades de promoção da saúde fazem parte da rotina dos equipamentos da rede municipal. O estímulo e a realização de atividades físicas, por exemplo, estão na programação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Referência em Práticas Integrativas (CRPICS), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que, por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics). As Picas incluem ioga, dança circular, meditação, Lian Gong, Xiang Gong, Terapia Integrativa Comunitária (TCI), entre outras atividades.

A localização de todas as unidades de saúde da capital pode ser visualizada por meio da página do Busca Saúde.