Depois de uma virada de vida, David Domingos encontrou propósito no atendimento a servidores aposentados e ex-servidores da SMS

Ele trabalhou durante décadas como auxiliar e técnico de enfermagem, mas após uma lesão na coluna, passou a integrar a equipe administrativa do Núcleo de Atendimento ao Profissional da Saúde (Naps)

Servidor público de carreira, David Domingos, 54 anos, sempre gostou de trabalhar com as pessoas. Atualmente ele integra a equipe de 10 funcionários do Núcleo de Atendimento ao Profissional da Saúde (Naps). Trata-se de um centro de atendimento a servidores aposentados e ex-servidores, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de São Paulo, cujo objetivo é ajudar à vida funcional deles.

Apesar de hoje ter uma função mais administrativa e social, Domingos trabalhou durante décadas na linha de frente da Saúde como auxiliar e técnico de enfermagem. Ele começou no Hospital São Paulo, onde ficou cinco anos. Em 2003, passou no concurso público da SMS e entrou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Atendeu centenas de ocorrências e, segundo ele, as mais marcantes foram as que envolviam gestantes. “Uma vez, fomos chamados para um atendimento, quando chegamos a gestante estava tão inquieta, que veio ao nosso encontro, no quintal da residência. Aconteceu tão rápido, que precisamos improvisar o parto ao ar livre, mas deu tudo certo.” Depois de onze anos de Samu, prestou novo concurso e passou a integrar o time do Hospital Tatuapé.

Após 14 anos de atendimento de muita adrenalina nas ruas da capital paulista e dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), David apresentou problemas de saúde, precisou ser readaptado e transferido para um setor administrativo e assim começou a integrar a equipe Naps.

David está sorrindo para a foto e com os braços cruzados. Do lado esquerdo dele há uma planta e do lado direito tem um banner escrito NAPS.

O servidor orgulhoso do trabalho humanizado, há 19 anos no SUS (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar da mudança brusca, ele sente que continua seguindo seu propósito mesmo dentro do trabalho administrativo. “Eu sempre gostei de atender e acolher as pessoas. No Naps faço isso com os servidores aposentados e ex-servidores, na maioria, idosos que precisam de ajuda. Trato cada um como se fosse um parente e ofereço o melhor atendimento possível.”

Além do acolhimento humanizado, com eficiência e qualidade, os servidores do Naps procuram resgatar a autoestima e o sentimento de pertencimento do servidor inativo à SMS. “Muitas vezes, o aposentado chega aqui sem saber se possui e-mail, por exemplo. Esse é o nosso principal canal de contato com eles, então, eu me sento ao lado dele, e faço questão de explicar como acessar o e-mail. Passo mais de 40 minutos com cada um, até que ele saia da minha mesa sem nenhuma dúvida”, explicou.

David está agachado e atrás dele há nove mulheres em pé. Ao fundo das mulheres há uma planta grande.

Comemoração dos 10 anos do Naps com os colegas (Foto: Arquivo Pessoal)

O atendimento bem-feito gera elogios, que chegam por meio da ouvidoria da SMS e da sua coordenadora. “Recebi uma mensagem da minha coordenadora contando que uma funcionária aposentada a procurou para elogiar minha paciência e presteza. Isso é muito gratificante.”

Q+

David é apaixonado por música sertaneja e, dentro de casa, se arrisca a cantar, dançar e gravar vídeos para internet com o companheiro Marcos. Há cinco anos, seu lado extrovertido, fez com que ele participasse de um quadro em um programa de televisão, imitando o astro americano, Michael Jackson.

David está ao lado de uma senhora e um homem. Todos estão sorrindo. Ao fundo há um carro cinza parado.

David, com a mãe Tereza e o companheiro Marcos (Foto: Arquivo Pessoal)

Confira mais sobre essa história no programa Gente.doc disponível no canal do Youtube da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):