Cuidados com a saúde bucal são essenciais em todas as idades

Rede municipal oferece atendimento odontológico para adultos e crianças; consulta com dentista ajuda a prevenir diversas doenças bucais

Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia Nacional do Dentista. As datas reforçam a importância deste profissional e o fato de que os cuidados com a saúde da boca vão muito além de apenas escovar os dentes todos os dias.

Cuidar da saúde bucal ajuda a preservar o bem-estar de todo o organismo, uma vez que a boca exerce funções essenciais no cotidiano como fala, mastigação e respiração. Portanto, os cuidados devem ser diários e em todas as fases da vida. Algumas doenças que se manifestam na boca como halitose, cárie, gengivite, periodontite e câncer bucal, podem ser prevenidas com idas regulares ao dentista. Uma saúde bucal deficiente pode interferir em todo o organismo, causar partos prematuros e até septicemia levando o paciente ao óbito.

Na capital, 424 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem atendimento odontológico à população, com o objetivo de realizar ações de prevenção de doenças, promoção à saúde, diagnóstico, tratamento e reabilitação na saúde bucal. Para oferecer este atendimento, a rede municipal conta com um contingente de 1.709 cirurgiões dentistas e 1.537 auxiliares e técnicos em saúde bucal.

O munícipe passa por triagens para classificação de risco, e, em seguida, são disponibilizados tratamentos necessários como restaurações, exodontias, limpezas e o encaminhamento para os Centros de Especialidades Odontológicas sempre que o paciente necessitar de atendimento especializado (endodontia, ortodontia, estomatologia, cirurgia oral menor, pessoas com necessidades especiais (PNE), periodontia e prótese). Além disso, atualmente, 385 UBS realizam também a confecção de prótese dentária como prótese total (PT) ou prótese parcial removível (PPR), que devolve a função mastigatória, fonética e estética do paciente, consequentemente contribuindo com a autoestima.

Entre janeiro de 2020 e setembro de 2022, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 96.083 aparelhos protéticos que deram um novo sorriso a milhares de munícipes.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura promove ações de saúde bucal com Virada Odontológica

Consultório na Rua e Unidades Odontológicas Móveis
Além do atendimento nas UBSs, as equipes de Saúde Bucal (eSB) integram o Consultório na Rua (CnR) e as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que realizam o atendimento de pessoas em situação de rua. O Consultório na Rua existe desde 2004 e conta com cinco eSBs, enquanto as UOMs somam hoje seis veículos, incluindo um ônibus. Nestas duas frentes, as equipes atendem munícipes em situação de rua.

O tratamento odontológico às pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo a oferta de próteses totais e parciais removíveis, é realizado sempre em locais nos quais esta população se encontra, com apoio das UBSs, UOMs e ônibus. Na região de atendimento, as eSBs fazem atividades coletivas e triagem odontológica para verificar risco de cárie, periodonto, oclusão e tecidos moles, com o posterior encaminhamento para tratamento.

Saúde na Escola
A SMS, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realiza também um trabalho preventivo com crianças da rede pública de ensino municipal. Os alunos participam de atividades educativas, recebem fluorterapia e tratamento restaurador atraumático, que consiste em um procedimento não invasivo para restauração de dentes cariados e, quando necessário, são agendados para receberem tratamento odontológico na UBS. Os pais, responsáveis e profissionais da unidade de ensino recebem informações e orientações sobre saúde bucal.

A relação de todos os equipamentos de saúde da capital está disponível na página Busca Saúde.