Saúde municipal intensifica ações em UBSs durante o Novembro Azul

Foco é na prevenção às doenças crônicas não transmissíveis; em 2022, 81.643 pacientes do sexo masculino foram atendidos na rede com doença hipertensiva

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a campanha Novembro Azul com atividades voltadas para a saúde integral do homem nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

Durante todo o mês, as UBSs promoverão atividades como busca ativa no interior das unidades e em locais públicos para aferição de pressão arterial, medição de peso, altura e circunferência abdominal, além de orientações sobre hábitos de vida saudáveis, relacionados à prevenção de doenças crônicas: hipertensão, obesidade, colesterol alto e doenças cardiovasculares. Também serão ofertados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas ISTs, como HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e hepatite.

A programação ocorre durante a campanha internacional voltada para a prevenção e conscientização do câncer de próstata. No entanto, a SMS promoverá ações com foco na saúde integral do homem, ofertando cuidado no contexto da Atenção Básica. De acordo com a Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT), as doenças cardiovasculares acometem mais a saúde do público masculino do que os cânceres de próstata e testículos.

Atendimentos na rede municipal

Entre as doenças cardiovasculares, neste ano (até setembro), foram atendidos nos equipamentos da rede municipal de saúde da capital, 81.643 pacientes do sexo masculino com doenças hipertensivas, 7.481 com doenças isquêmicas do coração e 4.192 com doenças cerebrovasculares. Em 2021, foram 83.962 pacientes do sexo masculino atendidos com doenças hipertensivas, 6.589 com doenças isquêmicas do coração e 4.226 com doenças cerebrovasculares.

Com câncer de próstata, em 2022 (até setembro), 1.412 pacientes foram atendidos na rede, além de outros 105 com câncer de testículo. Em 2021, foram 1.427 pacientes atendidos com câncer de próstata e 153 com câncer de testículo.

“As ações programadas são uma excelente oportunidade para trazer o público masculino para a UBS, onde haverá acolhimento e cuidado integral de acordo com as necessidades individuais. Na unidade o homem pode passar por consultas, receber aconselhamento e acompanhamento para diferentes doenças e ainda ser encaminhado para a realização de exames complementares conforme recomendação do médico generalista”, reforça a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

Ao longo do ano, as UBSs são a porta de entrada preferencial para o atendimento do público do sexo masculino. Somente neste ano, até agosto, foram realizadas 5,3 milhões de consultas médicas básicas para essa população. Os serviços de saúde realizam também ações de prevenção ao câncer de próstata durante todo o ano, iniciando a investigação pelos sinais e sintomas, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite e sangue na urina.

Ao perceberem esses sinais e sintomas, o homem deve procurar a UBS de referência para o acolhimento adequado e encaminhamento ao exame necessário. Em 2022 (até agosto), foram realizadas na rede municipal de saúde 50.010 ultrassonografias de abdômen total e 45.978 ultrassonografias de próstata por via abdominal e via transretal. Em 2021, de janeiro a dezembro, foram realizadas 69.987 ultrassonografias de abdômen total e 59.577 ultrassonografias de próstata por via abdominal e via transretal.

A população pode consultar a UBS mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.