Vigilância Epidemiológica da capital faz apresentação em congresso internacional

Médica Melissa Palmieri, da Saúde Municipal, falou da parceria de sucesso do município com o Instituto Butantan no enfrentamento da pandemia de Covid-19

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo marcou presença no workshop internacional “Doenças infecciosas emergentes: biologia, prevenção e tratamento” (Emerging infectious diseases: biology, prevention and treatment), organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Instituto Butantan e pela Universidade de São Paulo (USP), que acontece até essa sexta-feira (11), no Instituto Butantan, na capital. A SMS foi representada por Melissa Palmieri, médica e assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da Covisa.

Com transmissão internacional, trata-se de evento em conjunto com a instituição Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, uma organização intergovernamental com mais de 70 estados-membros e ligada à Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial. Os palestrantes convidados são membros de universidades renomadas e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entre outros.

Melissa Palmieri apresentou a importância do trabalho de parceria da SMS junto ao Instituto Butantan. Trata-se da experiência do laboratório para a implementação de práticas em políticas públicas efetivas no enfrentamento da pandemia.

“Ficamos honrados com o convite para participação nesse evento, que reúne importantes quadros da comunidade científica. Conseguimos mostrar alguns desafios do nosso trabalho, especialmente no momento mais crítico da pandemia da Covid-19”, pontuou o secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco.

“Apresentar para a comunidade científica a importância das ações desenvolvidas por ela durante a pandemia, e o impacto que ocasionou para a tomada de decisões em tempo real para a saúde pública do município de São Paulo, foi essencial para reforçarmos a solidez de um trabalho conjunto. Isso tudo foi muito importante para o enfrentamento dos desafios atuais e os que ainda surgirão”, afirmou Melissa.