Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Saúde bucal infantil, projetos nos Caps de São Paulo, volta do uso obrigatório de máscaras, plano de eliminação da tuberculose e importância da vacinação de crianças contra a Covid-19 são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 21 e 25 de novembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Capital reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal das crianças
A população infantil é um público que requer mais atenção quando o assunto é saúde bucal. As crianças precisam de supervisão e acompanhamento para garantir que a higiene da boca seja realizada adequadamente. Pensando neste cuidado com os pequenos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Assessoria Técnica de Saúde Bucal, oferece nas 424 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem o serviço odontológico, atendimento às crianças da cidade de São Paulo, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Para oferecer esta assistência, a rede municipal conta com um contingente de 1.709 cirurgiões dentistas e 1.537 auxiliares e técnicos em saúde bucal.

2. Governo do Estado e Prefeitura de SP decidem retomar obrigatoriedade do uso de máscara
O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público a partir deste sábado (26), seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19. Decreto com a nova regulamentação será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 25.

3. Bar-farmácia, oficina culinária e arte são ferramentas de apoio em tratamento oferecido nos Caps de São Paulo
Um novo mundo com mais cores, novas tintas e perfumes, descoberto por meio da música, arte e gastronomia. Essa é a proposta de grupos de apoio a dependentes químicos, com ou sem danos psicossociais, criados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) em São Paulo, que já atenderam 30.743 usuários do serviço de janeiro a setembro de 2022, entre adultos e crianças.

4. Saúde municipal lança novo plano para eliminação da tuberculose na cidade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lança nesta terça-feira (22), o Plano Municipal pela Eliminação da Tuberculose, para os anos de 2022 a 2025. A iniciativa tem por objetivo intensificar as ações de enfrentamento contra a doença. O plano é composto por pilares de prevenção, diagnóstico oportuno, cuidado integrado, políticas arrojadas e sistema de apoio e incentivo à pesquisa e à inovação.

5. Saúde alerta para a importância de vacinar crianças a partir dos 6 meses contra Covid-19
Com o novo aumento dos casos de covid-19 em todo o país, incluindo a cidade de São Paulo, o público mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos por exemplo, e aquele que ainda não teve a oportunidade de se vacinar (bebês e crianças menores de 2 anos) fazem parte dos grupos que precisam estar em alerta. Torna-se preocupante ainda o cenário de baixa cobertura vacinal das crianças, em especial as menores de 5 anos.