Saúde e Educação fortalecem parceria para atuar na segunda Semana de Mobilização de Enfrentamento à dengue

Ações ocorrem até a primeira quinzena de dezembro; até o momento, em parceria com Subprefeituras, foram contabilizadas cerca de 310 mil abordagens e 70 mil ações de controle de arboviroses e zeladoria, entre outras

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove desde segunda-feira (28), a segunda Semana de Mobilização de Enfrentamento à dengue, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUBS). A ação, que dá continuidade à força-tarefa de prevenção e controle de arboviroses realizada desde o último dia 19, fomenta atividades educativas e pedagógicas junto aos estudantes da capital com o intuito de sensibilizá-los sobre a campanha de eliminação do mosquito Aedes aegypti na comunidade escolar e seu entorno.

A partir desta quarta-feira (30), será distribuído material impresso informativo sobre o controle da dengue e eliminação do mosquito nas escolas paulistanas.

A nova etapa das Semanas de Mobilização de Enfrentamento à dengue na capital, comandada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, seguirá até a primeira quinzena de dezembro. O objetivo da ação intersecretarial é se antecipar à sazonalidade da doença por meio de ações da Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), com auxílio das outras duas áreas da Prefeitura – Educação e SMSUBS.

Desde 19 de novembro, mais de mil profissionais das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) e das 32 subprefeituras da capital atuam em ações conjuntas de prevenção ao mosquito e zeladoria urbana. Ao todo, foram mais de 71 mil ações de prevenção, com mais de 310 mil abordagens à população, entre as quais 57.208 ações casa a casa, 1.560 ações em pontos estratégicos (borracharias, desmanches, sucateiros, entre outros) e 1.893 orientações e atividades educativas executadas pela Covisa. Também foram feitas 467 ações do programa cata-bagulho, 543 limpezas de bueiros, mais de 50 limpezas de córregos e de zeladoria urbana, realizadas pela SMSUBS.

"A intensificação das ações de controle de arboviroses neste período do ano faz parte da nossa estratégia de prevenção à sazonalidade da dengue, que costuma ser no início do ano. Nossa luta conta também com parceiros importantes no contexto da zeladoria urbana e da educação", ressalta o coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

Dia D contra o Aedes aegypti
Somente no dia 19 de novembro, Dia D de combate ao mosquito transmissor da doença, foram realizadas mais de 60 mil abordagens aos munícipes por meio das orientações casa a casa e atendimento em stands montados em seis pontos da cidade. Nos stands, foram organizadas atividades educativas e divulgado material com informações de controle e combate ao mosquito da dengue, além de 10 mil ações de conscientização e intensificação das medidas de prevenção.

A programação completa das próximas atividades das Semanas de Mobilização contra a Dengue na capital está disponível no site da Covisa.

Dados de notificações e outros indicadores sobre dengue estão disponíveis na página de boletins epidemiológicos do site da SMS.