Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Comemoração dos 30 anos do Samu, vacinação de cães e gatos contra raiva e a queda no número de novos casos de HIV/aids na capital são alguns assuntos desta semana

1. Samu comemora 30 anos com sessão solene na Câmara de Vereadores

Na última sexta-feira (25), os 30 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram comemorados com uma sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Paulo. O evento teve a presença do secretário-adjunto da Saúde, Maurício Serpa, e da diretora-geral do Samu na capital, Maisa Ferreira dos Santos, além de trabalhadores do serviço.

2. São Paulo tem queda no número de novos casos de HIV/Aids pelo quinto ano consecutivo

Segundo Boletim Epidemiológico 2021, divulgado pela Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi registrada queda no número de infectados por HIV e Aids pelo quinto ano consecutivo na cidade de São Paulo. Em 2021, foram registrados 2.351 novos casos de HIV, 37,5% a menos do que no ano de 2016, quando houve 3.761 registros.

3. Sarampo: saiba a importância de vacinar para evitar novos casos

A descoberta das vacinas e sua disponibilização ampla estão entre os maiores avanços da ciência e da medicina no século XX, tendo evitado muitas mortes em todo o mundo, decorrentes de doenças infectocontagiosas, como o sarampo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), só esta doença chegou a causar aproximadamente 2,6 milhões de mortes ao ano durante as principais pandemias ocorridas antes do lançamento da vacina, em 1963.

4. Dengue: doença transmitida pelo Aedes aegypti pode evoluir para quadros graves

Desde o dia 19 de novembro até esta sexta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou as Semanas de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve o objetivo de se antecipar à sazonalidade da doença, maior na primavera e verão, por meio da intensificação de ações contra o inseto.

5. Confira as ações de vacinação contra raiva de 1º a 9 de dezembro

A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.