Hospital Municipal da Brasilândia atinge a marca de 33 mil atendimentos como hospital geral

Unidade atendeu exclusivamente pacientes de Covid-19 até segunda quinzena de julho, quando passou a funcionar como hospital geral, sob nova gestão

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) - Adib Jatene, da Prefeitura de Sao Paulo, atingiu a marca de mais de 33 mil atendimentos realizados desde que se tornou um hospital geral, em julho deste ano, e houve reorganização do atendimento da unidade, localizada na zona norte da capital. Até então, o equipamento havia atendido exclusivamente casos de Covid-19.

O hospital é administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM). Dentre os atendimentos, foram registrados, no período de julho a novembro, 32.208 no pronto atendimento e 1.443 na ala de internações. Estão distribuídos em cirurgia geral, clínica médica, ortopedia e pediatria.

“Trabalhamos para qualificar o atendimento em todos os hospitais da cidade de São Paulo, e o Brasilândia – que tantas vidas salvou durante a pandemia de Covid 19 – agora está reposicionado para atender a população local, com os melhores serviços e instalações ”, destacou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Na imagem há três macas claras com detalhes em azul. Em cima de cada uma delas há um lençol dobrado. Nesta sala também tem equipamentos de saúde.

Hospital Municipal da Brasilândia atinge a marca de 33 mil atendimentos como hospital geral (Foto: Divulgação/SMS)

Para o diretor da ASM, Claudio Vitti, é um momento de muita felicidade para todos os profissionais. “Chegarmos à marca de 33 mil pacientes atendidos em pouco mais de 120 dias é uma grande realização. Sabemos o quanto essa unidade foi aguardada pela população local. Estamos empenhados em oferecer atendimento de qualidade por meio de colaboradores altamente dedicados e capacitados”, declarou.

Com a implantação do serviço de atendimento geral, a partir da segunda quinzena de julho, foram implantados dois centros cirúrgicos na unidade. "Estamos felizes com os resultados, mas vamos continuar atuando para fortalecer cada dia mais o atendimento a todos os moradores da região e população em geral, que buscam assistência nesta unidade hospitalar que conta com instalações modernas e equipes qualificadas”, disse Marilande Marcolin, secretária-executiva de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde.

Depoimentos

“O médico foi atencioso, me atendeu super bem”, declarou o serralheiro Lews Soares Francisco, que esteve no hospital no dia 26 de julho. “O pessoal daqui é muito bom, fui tão bem atendido que fiquei até emocionado”, declarou José Bonifácio da Silva. Ele acrescentou que foi chamado rapidamente após o cadastro na recepção e ficou impressionado com as boas instalações da unidade.

Elzita dos Santos Ferreira Pio, moradora do Jardim Camargo Novo, também só tem elogios para o atendimento no hospital. Ela recebeu alta no final de julho, após período de 37 dias internada, e destacou o carinho dos enfermeiros e o bom atendimento recebido da equipe médica do hospital. “Esse hospital me salvou da Covid-19”, declarou.

Brinquedoteca

No mês passado, o hospital inaugurou uma brinquedoteca, cujas atividades para as crianças internadas na unidade são desenvolvidas com o objetivo de trabalhar a coordenação motora, as ações afetivas e cognitivas dos pacientes. A entrega da brinquedoteca foi possível graças a ação de dois doadores.

Esse novo espaço oferece integração, entretenimento e aprendizado, enquanto as crianças permanecem em tratamento no hospital.

Na imagem há dois personagens de desenho colados na parede, um tapete do alfabeto e vários brinquedos ao redor da sala.

Brinquedoteca do hospital tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, as ações afetivas e cognitivas dos pacientes (Foto: Divulgação/SMS)