Safra do mês: confira as opções de frutas

Ameixa, amora, figo, manga, romã e uva são algumas alternativas para colorir a mesa nas festas de dezembro

Uma alimentação saudável também cabe em situações comemorativas como no Natal e Ano Novo. Que tal caprichar nas frutas nas ceias de Natal e Ano Novo? Elas vão bem não apenas acompanhando as proteínas e guarnições, mas também podem ser uma ótima alternativa para sobremesa, ou mesmo para preparar opções refrescantes de águas saborizadas, uma alternativa saudável e muito gostosa aos refrigerantes e sucos industrializados.

O Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS) recomenda optar sempre que possível por alimentos in natura ou minimamente processados. Isso porque os ultraprocessados possuem altas concentrações de açúcar, sal e gordura, favorecendo o ganho de peso e o risco para doenças crônicas.

Consumir frutas regularmente ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, pois além de deliciosas, elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Optar pelos alimentos da safra significa fazer uma escolha saudável e economicamente vantajosa, pois eles precisam de menos aditivos e têm maior oferta.

Conhecer o processo de produção até o alimento chegar em seu prato é importante para uma vida mais saudável. Sempre que possível, dê preferência por comprar na feira, de pequenos produtores ou cultivando uma mini horta caseira.
E, no caso das frutas, aproveite a enorme quantidade de opções nesta época do ano para explorar aquelas com sabores que você ainda não experimentou.

As frutas da safra de dezembro são:

- abacaxi havaí;
- abacaxi pérola;
- acerola;
- ameixa nacional;
- amora;
- cereja estrangeira;
- coco verde;
- damasco estrangeiro;
- figo;
- framboesa;
- graviola;
- greapfruit (toranja);
- kiwi estrangeiro;
- laranja pera;
- lichia;
- limão taiti;
- maçã nacional fuji;
- maçã estrangeira granny smith;
- maçã estrangeira red del;
- manga haden;
- manga palmer;
- manga tomy;
- mangostão;
- maracujá doce;
- melancia;
- melão amarelo;
- nectarina estrangeira;
- nectarina nacional;
- pêssego nacional;
- physalis;
- romã;
- tâmara;
- uva Itália;
- uva niagara;
- uva rubi.

Também as oleaginosas são ótimas opções de consumo: ricas em selênio e vitamina E, também agrem como antioxidantes que previnem doenças e o envelhecimento precoce. Na safra de dezembro encontramos:

• amêndoa;
• castanha estrangeira;
• castanha nacional;
• nozes.