Ouvidoria do SUS divulga canais oficiais para a população

Normas estabelecidas este ano organizam e padronizam o fluxo de atendimento e permitem acompanhar sua qualidade

A Divisão de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a divulgação unificada dos canais oficiais a serem utilizados para o registro de manifestações da população.

A Ouvidoria SUS é um canal de comunicação entre usuários e administração e tem por objetivo levar à administração as manifestações dos usuários e devolver a estes uma posição, na forma de resposta à sua demanda. Esse processo garante a participação dos cidadãos nas políticas públicas, produzindo impacto nos processos de gestão.

A divulgação da Ouvidoria SUS em todos os canais de comunicação das unidades da rede municipal de saúde baseia-se nas portarias SMS nº 333 e nº 539, de maio e agosto de 2022, respectivamente. Essas normas organizam e padronizam o fluxo de atendimento, o registro das manifestações e permitem acompanhar os indicadores da ouvidoria, como a qualidade e o prazo para as respostas, que é de 20 dias a partir da data de recebimento da demanda.

Conheça os canais da Ouvidoria SUS

Central telefônica SP 156 - recebe chamadas gratuitas, 24 horas por dia

Pela internet - por meio de formulário web, que pode ser acessado aqui

Presencialmente

- Ouvidorias das Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), das 10h às 16h.

- Ouvidoria dos hospitais municipais, das 8h às 16h.

Veja mais sobre a Ouvidoria SUS aqui.