Saúde municipal intensifica ações de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti

Atividades ocorrem até o dia 30; serão feitas visitas casa a casa, orientações, identificação e eliminação de criadouros do mosquito

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), inicia nesta quarta-feira (14) a intensificação de ações de prevenção e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As atividades serão realizadas até 30 de dezembro de segunda a sexta em todas as regiões da cidade.

Ao todo, serão mais de 11 mil agentes, entre comunitários de saúde, de endemias e ambiental que realizarão visitas casa a casa para a conscientização dos munícipes, além de identificação e eliminação dos pontos de água parada, e outros focos de reprodução do mosquito.

O objetivo é se antecipar à sazonalidade da doença com uma força-tarefa realizada pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) da Covisa, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“A intensificação das ações de prevenção à proliferação dos mosquitos integra as estratégias da Prefeitura de São Paulo de preparação para o enfrentamento à sazonalidade da dengue, habitualmente no início do ano", ressalta o coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.

Neste ano, até ontem (13), a SMS realizou 4.541.507 ações de controle de arboviroses. Ao todo, foram 1.794.420 visitas casa a casa, além de 43.310 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 2.703.777 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas.

Dia D
No dia 19 de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMS, da SMSUB e da SME, realizou o Dia D de combate à dengue, com mais de 10 mil ações de conscientização e intensificação das medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Foram 8.191 visitas casa a casa, 1.893 orientações e atividades educativas, além de outras ações como limpezas de córregos e de bueiros, cata-bagulho, zeladoria urbana, ações em pontos estratégicos (borracharias, desmanche, sucateiros), entre outras.

As atividades seguiram nas Semanas de Mobilização Social contra o Aedes Aegypti, que teve início no dia 19 e se estendeu até o dia 2 de dezembro.

Sazonalidade
A dengue é uma doença sazonal e, entre os meses de março e maio, é observada uma alta na taxa de transmissão, podendo ocorrer ciclos epidêmicos e interepidêmicos de um ano para outro. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Segundo Gladyston Costa, biólogo da Covisa, nas visitas casa a casa é observada desatenção em relação a pequenos objetos, como pratos de vasos de plantas, garrafas velhas, recipientes plásticos ou metálicos em desuso e acumulados nos quintais. Calhas e ralos de escoamento de águas pluviais entupidos e com água acumulada também são bastante observados nas ações, além de piscinas malcuidadas.

A SMS ressalta que o apoio da população é fundamental para eliminar o vetor. Por isso, é necessária a adoção de uma série de medidas, como: guardar pneus em locais cobertos, lavar os potes de águas dos animais com esponja e sabão duas vezes por semana; eliminar ou furar os pratinhos dos vasos de plantas; furar, tampar ou guardar em local protegido da chuva os demais recipientes que possam acumular água, tampar ralos, vasos sanitários, barris, tambores, tanques e caixas d’água; limpar calhas e lajes, manter as saídas de água desobstruídas; deixar latas, potes e outros recipientes recicláveis em locais cobertos.

Quando há casos de transmissão de arboviroses, a partir da notificação, é desencadeada ação de eliminação de criadouros (casa a casa) e nebulização nas proximidades do local. Isso ocorre em até 24 horas a partir da notificação. Essa ação de rotina e sistematizada faz com que o município de São Paulo, juntamente com a rede articulada, possa agir rapidamente, visando manter os menores índices de casos do estado.

Aquisição de equipamentos
Em 2021, a SMS adquiriu um aerobarco e 30 novos carros. Com esses equipamentos, a capital passou a contar com 79 veículos tipo picape, utilizados nas ações de nebulização e no auxílio de transporte de inseticidas e equipamentos, e ampliou a frota com sete novos veículos. O aerobarco é utilizado dentro do rio Pinheiros para tratamento larvário contra o mosquito culex (pernilongo). As Uvis do município contam, ainda, com 200 nebulizadores para controle do mosquito da dengue em residências e 30 máquinas de nebulizações ultrabaixo volume (UBV) para o controle do Aedes aegypti e do culex já adultos. A cidade também dispõe de maquinários pesados que, em 2022, passaram a operar nas atividades de rotina, ampliando a capacidade de combate.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5 graus), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A porta de entrada para o atendimento na capital paulista são as 470 UBSs do município. Para saber qual a unidade mais próxima da residência, o munícipe pode fazer a consulta por meio do link: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Os números de casos de dengue e outras arboviroses são separados por semana epidemiológica (SE) e disponibilizados na página da Covisa.